O processo de mediação teatral no ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24136

Palavras-chave:

mediação teatral, teatro online, espectador

Resumo

Como pensar a mediação no universo on-line? Essa pergunta é ponto de partida para a proposta prática de mediação do espetáculo cômico “Deixe seus problemas lá fora” do grupo curitibano Antropofocus, pensado e concebido para apresentação on-line com transmissão ao vivo. A obra retrata um programa de auditório no qual os personagens apresentadores pedem aos espectadores que esqueçam a quantidade enorme de notícias ruins que sondam o momento atual. A pesquisa visa contribuir com a análise de propostas de mediação teatral desenvolvidas em ambiente virtual com foco no novo formato de apreciação que o ambiente on-line proporciona e que implica em uma nova forma de ser espectador.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Venâncio Correia, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná. Atriz, professora de teatro e gestora cultural da Garalhufa, escola de atuação digital e itinerante.

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná – Unespar

Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Campus de Curitiba II - Faculade de Artes do Paraná.

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Mediação, mediação, ação. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 13, n. 17, p. 1-18, jul. 2016. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791031.pdf Acesso em: 13/08/2021.

CORREIA, Mariana Venâncio; ROSSETO, Rosseto. O processo de mediação teatral no ambiente virtual. In: XI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE: Artes Cênicas e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia, 2021, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2021. p. 1-15.

DESGRANGES, Flávio. Mediação Teatral: anotações sobre o projeto de formação de público. Revista Urdimento, Florianópolis, n. 10, p. 75- 83, dez. 2008. Disponível em:

https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008075/8864

Acesso em: 13/08/2021.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

GOMES, Sidmar Silveira. Entre arte e pedagogia em tempos de pandemia: Ensino Remoto e Mediação Teatral. Revista FUNDARTE. Maringá, n. 44, p. 1-20, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/836

OLIVEIRA, Ney Wendell Cunha. A mediação teatral como experiência estético-educativa. Revista de história e estudo culturais. v.7, n.3, set./ out./ nov./ dez. 2010. Disponível em:

https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/278 Acesso em: 13/08/2021.

OLIVEIRA, Ney Wendell Cunha. A mediação teatral na formação de público: o Projeto Cuida Bem de Mim na Bahia e as experiências artístico-pedagógicas nas instituições culturais no Québec. 2011. 230 f. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9436 Acesso em: 13/08/2021.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes: 1999.

Downloads

Publicado

18.12.2023

Como Citar

CORREIA, Mariana Venâncio; ROSSETO, Robson. O processo de mediação teatral no ambiente virtual. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e24136, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.24136. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24136. Acesso em: 5 nov. 2024.