Iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar:

implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24212

Palavras-chave:

educação pré-escolar, humanização, iniciação à língua inglesa, linguagem, teoria histórico-cultural

Resumo

Diante da situação atual de inserção da língua inglesa desde a pré-escola, este estudo coloca-se com perspectivas de refletir criticamente sobre os elementos que fundamentam uma educação promotora de condições favoráveis ao máximo desenvolvimento da inteligência e da personalidade das crianças. Trata-se de pesquisa bibliográfica focada em questões sobre a iniciação à língua inglesa para crianças pequenas, com o objetivo geral de sistematizar algumas das possíveis implicações pedagógicas decorrentes de princípios da Teoria Histórico-Cultural para reflexões sobre iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar. A pesquisa fundamenta-se em Leontiev (2001), Vygotsky (2001), Davydov (1988) e Repkin (2003), para discutir conceitos de ser humano, aprendizagem, apropriação, objetivação, mediação, linguagem e desenvolvimento humano, considerando-os princípios capazes de orientar a consecução de uma educação humanizadora. A investigação bibliográfica perspectivou aprofundamento em autores dedicados a questões acerca da iniciação à língua inglesa e em estudos advindos da Teoria Histórico-Cultural para a sistematização de algumas implicações pedagógicas desse arcabouço teórico essenciais à iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar. Os resultados encontrados remetem para a possibilidade de promoção do desenvolvimento humano por meio de uma iniciação à língua inglesa pautada pela valorização das características e necessidades da infância e pela atividade da criança.

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Biografia do Autor

Silvane Maria Pereira Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Estudante de Pós-Graduação do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista -Unesp, Campus de Marília. Mestre em Estudos Anglísticos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Letras pela Universidade de Lisboa.

Elieuza Aparecida de Lima , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, Campus de Marília

Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília - SP. Possui Graduação em Pedagogia (1996), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2005) e Livre-docência em "Docência na Educação Infantil" pela mesma Universidade (2022). Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão junto ao Departamento de Didática da FFC, desenvolvendo ações no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (2005). Concluiu Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação, com estágio em Portugal (2012) pela mesma Universidade. Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, no Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação. É pesquisadora na área de Educação Infantil, brincadeira e leitura para a infância.

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

BRANDÃO, Silvane Maria Pereira; LIMA , Elieuza Aparecida de; VALIENGO, Amanda. Iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar: : implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e24212, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.24212. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24212. Acesso em: 5 nov. 2024.