A simulação realística como prática educacional na formação da enfermagem contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25158

Palavras-chave:

Simulação realística; enfermagem ; Metodologias ativas

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação e tese apresentadas ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE), com os temas centrais de educação em saúde na temática de simulação realística na enfermagem. Neste texto, o objetivo foi contextualizar a formação de enfermagem na contemporaneidade, utilizando como método de ensino a simulação realística. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura levando em consideração os temas centrais. Sua estrutura possui introdução com uma breve descrição da profissão enfermagem e suas características, o ensino na enfermagem e a simulação realística. Na segunda parte o desenvolvimento com toda a revisão de literatura conceituando o ensino na saúde, ensino por competências, a enfermagem contemporânea e o uso da metodologia ativa titulada como simulação realística. A conclusão como última estrutura, compreendeu que a enfermagem busca por evolução constante a utilização da tecnologia para aprimoramento e qualificação do ensino e da prestação de serviço em saúde, sendo a simulação o melhor método de ensino para formação, qualificação e aprimoramento e, treinamento.

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Biografia do Autor

Renato Fábio Espadaro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Ciências da Educação.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

ESPADARO, Renato Fábio. A simulação realística como prática educacional na formação da enfermagem contemporânea. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e25158, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.25158. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25158. Acesso em: 22 dez. 2024.