Formação continuada da CAPES para docentes de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26496

Palavras-chave:

meta 16, PNE, política de formação continuada, professoras de inglês

Resumo

Este artigo objetiva verificar as aproximações existentes da meta 16, no indicador 16B, do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) com o Programa de Cooperação Internacional para a formação de professores de inglês da educação básica oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo como foco temático a formação continuada para professores de inglês no Brasil. Apresento referencial teórico com alguns conceitos de políticas públicas (Muller; Surel, 2002) e financiamento da educação (Farenzena, 2021). Sobre a metodologia, ocorreu pesquisa de caráter documental (Cellard, 2008), com breve análise dos catorze editais do Programa de cooperação internacional que promove a formação continuada para docentes de inglês no Canadá, Estados Unidos e Irlanda. Apresentam-se como resultados, que a meta 16 em relação ao Programa em questão, apresenta avanços, no entanto, há reduções orçamentárias para a formação continuada, que precisam de investimentos condizentes com a demanda de docentes de inglês que carecem de formação continuada. As políticas de assistência da União voltadas à gestão na educação básica contribuem em parte com seus objetivos que são a capacitação de docentes de inglês, entre outros, contudo, é uma política educacional que abrange poucos profissionais da área da Letras/inglês. 

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação, pesquisadora sobre políticas educacionais para docentes de língua inglesa. Professora de língua inglesa da Educação Básica e Educação Profissional no Rio Grande do Sul.

 

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

SILVA, Kelly Cristina Rodrigues Gularte da. Formação continuada da CAPES para docentes de inglês . EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e26496, 2025. DOI: 10.5585/2025.26496. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26496. Acesso em: 16 mar. 2025.

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