Autoformação no ensino superior: a experiência do curso de pedagogia no alto Sertão Paraibano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21794

Palavras-chave:

autoformação docente, formação de professores, negação do saber, psiquismo.

Resumo

Este texto tem o propósito de fomentar no âmbito acadêmico o debate acerca da autoformação docente. Tem-se um duplo objetivo: primeiro, elucidar os motivos históricos pelos quais a temática em apreço é quase inexistente na cultura docente brasileira. Para tanto, lança-se um olhar retrospectivo sobre o desenvolvimento do processo de escolarização do povo brasileiro, pois foram tais vivências que produziram historicamente o psiquismo o qual se manifesta na cultura docente da atualidade. Segundo, apresentar a autoformação como dimensão fundante da formação de professores. Estruturado com base em dados bibliográficos e empíricos, o estudo se apresenta como uma aproximação contextualizada ao tema. Recorreu-se a produções registradas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para identificar a existência ou ausência de pesquisas sobre autoformação, bem como aos dados de experiência consolidada de elaboração e vivência de Projetos de Autoformação Docente na Educação Superior, precisamente num curso de Pedagogia no Alto Sertão Paraibano. O exame das produções acadêmicas identificadas evidenciou um volume ínfimo de pesquisas sobre autoformação (0,20%), revelando que essa dimensão da formação docente está sendo negligenciada nas práticas e currículos acadêmicos. Urge, por conseguinte, ampliar o debate em torno do assunto, de modo a favorecer a renovação do pensamento pedagógico e a construção de uma nova mentalidade de valorização do saber como dispositivo capaz de impulsionar o desenvolvimento humano nas suas múltiplas dimensões: biológicas, sociais, cognitivas, afetivas, espirituais e culturais.

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Biografias Autor

Maria Gerlaine Belchior Amaral, Universidade Federal de Campina – UFCG

[1]Doutora em Educação Brasileira (UFC). Estágio Pós-Doutoral em Formação e Desenvolvimento Profissional Docente (UECE). Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pedagoga. Psicanalista Clínica.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará– UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UECE. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 02/2014). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2017). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

BELCHIOR AMARAL, Maria Gerlaine; SABINO DE FARIAS, Isabel Maria. Autoformação no ensino superior: a experiência do curso de pedagogia no alto Sertão Paraibano. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e21794, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.21794. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21794. Acesso em: 13 nov. 2024.