A educação informal e o rap como agente educativo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4285Palavras-chave:
Rap, Educação Informal. Discurso Educativo. Rap.Resumo
Este texto aborda as relações existentes entre o rap e os processos educativos. Para tanto, ocupa-se da conceituação das modalidades educativas, a saber: a educação formal, não-formal e informal, pautando-se numa bibliografia nacional e estrangeira. Em razão do objeto de estudo, este trabalho se fundamenta em reflexões interdisciplinares na medida em que se constitui a partir de referenciais teóricos e metodológicos dos campos da Educação, Música, Comunicação e Sociologia da Cultura. Tais aportes teóricos contribuem na precisão conceitual e apontam para a observância das múltiplas dimensões que o hip hop, e mais especificamente o rap, acumula enquanto fenômeno social e cultural. Ao se centrar na particularidade da educação informal, ainda mais prevalente na chamada sociedade do conhecimento ou midiática, este estudo busca contribuir no debate em torno dos processos educativos inerentes à indústria cultural e aos meios de comunicação e sua significativa influência junto ao público.Downloads
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Publicado
2013-12-04
Como Citar
MACEDO, Iolanda; FIUZA, Alexandre Felipe. A educação informal e o rap como agente educativo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 17–32, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4285. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4285. Acesso em: 12 mar. 2025.
Edição
Secção
Dossiê Temático - Educação e Juventude
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