A interculturalidade como estratégiade aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização

Autores

  • João Alberto Steffen Munsberg Universidade La Salle
  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8298

Palavras-chave:

América Latina. Decolonialidade. Educação Intercultural. Interculturalidade. Pensamento Outro.

Resumo

Este texto aborda o tema da interculturalidade na perspectiva da “decolonialidade” na América Latina. O assunto se insere na tendência contemporânea de investigações e reflexões sobre um “pensamento outro”, com pretensão e abordagem distintas do que é defendido pela modernidade eurocêntrica. Objetiva-se compreender melhor as causas da dificuldade de inserção efetiva do Brasil na América Latina e apontar possíveis caminhos para a aproximação das nações. Metodologicamente, este texto resulta de um estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores do Grupo Modernidade/Colonialidade e afins. É sabido que o Brasil se volta – política, econômica e culturalmente – para o Atlântico Norte, de costas para a América Hispânica. Pensa-se que a interculturalidade – a educação intercultural, de modo especial –, se constitua em possível fator propulsor da integração, podendo ser o caminho para a aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

João Alberto Steffen Munsberg, Universidade La Salle

 

Doutorando em Educação na Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Integrante do

Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). Bolsista CAPES.

 

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação.

Professor pesquisador na UNILASALLE.

Líder do GPEI - Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural - PPGEdu - UNILASALLE.

Publicado

2018-03-20

Como Citar

MUNSBERG, João Alberto Steffen; SILVA, Gilberto Ferreira da. A interculturalidade como estratégiade aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 21–40, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8298. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8298. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação