Estratégias de Financiamento à Inovação em Empresas de Base Tecnológica: considerações a partir de um caso da Incubadora da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v2i2.22Keywords:
Inovação tecnológica, Financiamento à Inovação, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras de EmpresasAbstract
A inovação pode ser entendida como uma ferramenta que visa o desenvolvimento organizacional e da social. Empresas de base tecnológica são fundamentais, uma vez que geram oportunidades de negócios e contribuem para o desenvolvimento tecnológico nacional. O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de financiamento da inovação utilizadas por uma empresa desenvolvedora de software. Para tanto, fundamentou-se o trabalho abordando os temas inovação, financiamento da inovação e empresas de base tecnológica. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvida por meio de estudo de caso. Procura-se identificar, registrar e interpretar as estratégias de financiamento utilizadas pela empresa, que ficou incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (INTUEL) e contou com a estrutura e os recursos governamentais para financiar seus projetos em suas origens. Atualmente, como empresa graduada, mantém parcerias com instituições de ensino e projetos financiados por agências de fomento. Suas inovações são financiadas, em sua maioria, por recursos provenientes de editais de agências de fomento, como a Finep e o CNPq, pelos quais já foi beneficiada em oito diferentes projetos submetidos. O estudo conclui pela relevância das escolhas estratégicas de financiamento de crescimento, cujo sucesso decorre da experiência acumulada na incubadora e do perfil dos fundadores.Downloads
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01.12.2014
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Farias, R., Amâncio-Vieira, S. F., Câmara, M. R. G. da, Favoreto, R. L., & Sereia, V. J. (2014). Estratégias de Financiamento à Inovação em Empresas de Base Tecnológica: considerações a partir de um caso da Incubadora da Universidade Estadual de Londrina. International Journal of Innovation, 2(2), 160–184. https://doi.org/10.5585/iji.v2i2.22
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