A Gestão da Inovação Tecnológica em uma Empresa Brasileira do Setor de Serviços de Telecomunicações

Autores/as

  • Franciane Freitas Silveira University Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v2i1.18

Palabras clave:

Gestão da Inovação Tecnológica, Processo de Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Setor de Telecomunicações

Resumen

Entre as décadas de 1980 e 90 o cenário do setor de telecomunicações foi marcado por um conjunto de transformações estruturais e tecnológicas que propiciou, nos anos subsequentes, uma ampla corrida pela diversificação dos serviços ofertados. A partir desse novo contexto, com o intuito de manter sua competitividade, a empresa objeto desse estudo identificou a necessidade de profissionalização do seu sistema de gestão da inovação tecnológica. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar o processo de inovação de uma empresa brasileira do setor de serviços de telecomunicações e, para tal, analisou o processo de inovação tecnológica, bem como a sua execução na prática, utilizando como exemplo, o processo de desenvolvimento de um serviço. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que a gestão formal da inovação na empresa trouxe disciplina, foco e clareza aos processos de inovação. Possibilitou ciclos de inovação mais curtos e tomada de decisão formalizada baseadas em avaliações conjuntas dos projetos. Contudo notou-se que alguns aspectos mandatórios da gestão da inovação precisam ser aperfeiçoados, como por exemplo, a auditoria e o monitoramento do projeto, a pouca atenção às atividades de pesquisa de mercado, deixando claro que as oportunidades identificadas são ocupadas por meio da imposição tecnológica ao mercado (technology push)

Descargas

Biografía del autor/a

Franciane Freitas Silveira, University Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

É doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela FEA/USP, Especialista em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão de Negócios e Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC). Atuou durante 8 anos em empresas do setor de telecomunicações onde realizou projetos na área de desenvolvimento de novos produtos. Atualmente é professora do programa de pós-graduação em Administração: Gestão de Projetos, na Universidade Nove de Julho (Uninove). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Nivelamento em Gestão de Projetos, Gestão de Projetos Globais. Além disso, atua como professora convidada do curso de pós-graduação da Faculdade Instituo de Administração (FIA). Seus temas de interesse são: Gestão de Projetos, Gestão da Inovação e  Gestão de Negócios Internacionais.

Publicado

2015-03-13

Cómo citar

Silveira, F. F. (2015). A Gestão da Inovação Tecnológica em uma Empresa Brasileira do Setor de Serviços de Telecomunicações. International Journal of Innovation – IJI, 2(1), 92–109. https://doi.org/10.5585/iji.v2i1.18

Número

Sección

Articles
Visualizaciones
  • Resumen 308
  • PDF/Portuguese (English) 161