A Gestão da Inovação Tecnológica em uma Empresa Brasileira do Setor de Serviços de Telecomunicações

Autores/as

  • Franciane Freitas Silveira University Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v2i1.18

Palabras clave:

Gestão da Inovação Tecnológica, Processo de Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Setor de Telecomunicações

Resumen

Entre as décadas de 1980 e 90 o cenário do setor de telecomunicações foi marcado por um conjunto de transformações estruturais e tecnológicas que propiciou, nos anos subsequentes, uma ampla corrida pela diversificação dos serviços ofertados. A partir desse novo contexto, com o intuito de manter sua competitividade, a empresa objeto desse estudo identificou a necessidade de profissionalização do seu sistema de gestão da inovação tecnológica. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar o processo de inovação de uma empresa brasileira do setor de serviços de telecomunicações e, para tal, analisou o processo de inovação tecnológica, bem como a sua execução na prática, utilizando como exemplo, o processo de desenvolvimento de um serviço. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que a gestão formal da inovação na empresa trouxe disciplina, foco e clareza aos processos de inovação. Possibilitou ciclos de inovação mais curtos e tomada de decisão formalizada baseadas em avaliações conjuntas dos projetos. Contudo notou-se que alguns aspectos mandatórios da gestão da inovação precisam ser aperfeiçoados, como por exemplo, a auditoria e o monitoramento do projeto, a pouca atenção às atividades de pesquisa de mercado, deixando claro que as oportunidades identificadas são ocupadas por meio da imposição tecnológica ao mercado (technology push)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franciane Freitas Silveira, University Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo-SP.

É doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela FEA/USP, Especialista em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão de Negócios e Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC). Atuou durante 8 anos em empresas do setor de telecomunicações onde realizou projetos na área de desenvolvimento de novos produtos. Atualmente é professora do programa de pós-graduação em Administração: Gestão de Projetos, na Universidade Nove de Julho (Uninove). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Nivelamento em Gestão de Projetos, Gestão de Projetos Globais. Além disso, atua como professora convidada do curso de pós-graduação da Faculdade Instituo de Administração (FIA). Seus temas de interesse são: Gestão de Projetos, Gestão da Inovação e  Gestão de Negócios Internacionais.

Publicado

2015-03-13

Cómo citar

Silveira, F. F. (2015). A Gestão da Inovação Tecnológica em uma Empresa Brasileira do Setor de Serviços de Telecomunicações. International Journal of Innovation – IJI, 2(1), 92–109. https://doi.org/10.5585/iji.v2i1.18

Número

Sección

Articles