Uma abordagem cooperativa acadêmica para iniciativa empreendedora

Autores

  • Ping Zheng Canterbury Christ Church University
  • Victor Callaghan University of Essex

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v4i1.79

Palavras-chave:

Empreendedorismo Acadêmico, Empreendedorismo Modelo, Inovação de Produto, Cooperativas

Resumo


Neste artigo apresentamos um modelo empresarial, a "Faculdade Cooperativa", um eco-sistema para criar e gerenciar iniciativas empresariais acadêmicos. O objetivo deste modelo é o de promover o empreendedorismo acadêmico, através de um conceito e ferramentas que superar a falta de alinhamento entre os atributos individuais de académicos e os esforços do corpo docente na condução de empresas spin-out acadêmicas orientando. Através de uma pesquisa empírica com base em uma empresa spin-out académico num contexto universidade do Reino Unido, temos explorado as atividades, atores, processos e resultados organizacionais-chave relacionadas com as fases de formação e desenvolvimento do processo de empreendedorismo acadêmico. A evidência empírica revela que os princípios fundamentais consagrados pela "Cooperativa Modelo Faculdade", ou seja, abertura, liberdade e participação colectiva, são susceptíveis de promover a cultura empresarial, num contexto universitário. O documento defende a importância de desenvolver a cultura empreendedora na pesquisa focada universidades convencionais, que não só melhora a valores tradicionais de ensino e pesquisa, mas também aumenta as capacidades dinâmicas de universidades em um mercado global. Sugere-se que o ideal empresarial não é contraditório com as missões de universidades convencionais, mas sim complementares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13.04.2016

Como Citar

Zheng, P., & Callaghan, V. (2016). Uma abordagem cooperativa acadêmica para iniciativa empreendedora. International Journal of Innovation – IJI, 4(1), 13–22. https://doi.org/10.5585/iji.v4i1.79

Edição

Seção

Artigos