Influência da colaboração interorganizacional na implementação de inovações
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v7i3.373Palavras-chave:
Inovação, Colaboração, Universidades, Instituições de Pesquisa.Resumo
A colaboração para inovação é abordada em diversos textos, mas poucos trazem evidências empíricas da influência da colaboração sobre a inovação. Assim, objetivo desta pesquisa consiste identificar e analisar o grau a influência da colaboração sobre a implementação de inovações nas indústrias brasileiras. A base teórica utilizada consistiu em textos que tratam da inovação de forma mais consistente e, especificamente, que abordam a colaboração para inovação. Para coleta de dados utilizou-se de um questionário estruturado aplicado às indústrias extrativistas e de transformação brasileiras, contando com uma amostra de 254 questionários válidos. O questionário mensurou a inovação (5 variáveis), as fontes de colaboração (9 variáveis) e os motivos para colaborar (9 variáveis). As análises foram pautadas na Análise Fatorial Exploratória, para os construtos Motivos e Fontes, e na Análise de Regressão Linear Múltipla, para verificar a influência de Motivos e Fontes sobre a Inovação. Os resultados indicam que a colaboração com filiais ou empresas do grupo, fornecedores, clientes e concorrentes apresentam impacto significativo, e mais elevado, em relação aos cinco tipos de inovação avaliados. Nos casos da inovação radical e incremental em processo e da inovação organizacional, além das fontes já mencionadas, também um dos fatores relativos aos motivos (acesso à recursos) foi significante, indicando influencia destes também sobre a implementação de inovações. Como contribuição teórica, esta pesquisa busca evidências empíricas sobre o impacto da colaboração sobre a inovação, algo ainda incipiente. Como contribuição prática, fornece subsídios para as empresas e para definição de políticas públicas.
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Copyright (c) 2019 Marcos Roberto Kuhl, Zoraide da Fonseca Costa

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10.1080/14719037.2025.2489733
- Resumo 310
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