Características do empreendedor digital: um estudo multicasos em startups
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v9i2.18562Palavras-chave:
Empreendedorismo, Empreendedor digital, Plataformas digitais, StartupsResumo
Objetivo do estudo: Investigar quais são características individuais do empreendedor digital em startups.
Metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo de caso múltiplo com cinco startups incubadas em um polo digital, utilizando como fontes de evidências a observação participativa, a transcrição de informações públicas e entrevistas semiestruturadas com os empreendedores dirigentes de cada empresa. As entrevistas foram codificadas e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: Dado o movimento ascendente do empreendedorismo digital, que necessita ser visto como um campo de pesquisa inteiramente novo devido às características únicas da Internet, um tema proeminente que precisa ser investigado é a relação entre o empreendedorismo e a adoção de plataformas digitais para a criação de startups em processos de validação.
Principais resultados: Constatou-se que as principais características dos empreendedores digitais estão relacionadas ao gênero, idade, formação acadêmica, experiência profissional, e conhecimentos e habilidades pessoais no setor escolhido apontando que poderão, pelo menos até o momento, facilitar o sucesso da plataforma digital.
Contribuições teóricas/ metodológicas: Buscou-se evoluir com a literatura de empreendedorismo digital no contexto de startups.
Contribuições sociais/ gestão: Espera-se que esta investigação possa auxiliar futuros empreendedores digitais a conhecerem as características necessárias para esse novo modelo de negócios.
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