O ano de 2021 do International Journal of Innovation – IJI
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v9i3.21112Palavras-chave:
Comentário Editorial, International Journal of Innovation – IJIResumo
O International Journal of Innovation - IJI vem realizando nos últimos anos algumas mudanças e, com isso, aprimorando cada vez mais o seu conteúdo. São transformações que não seriam possíveis sem a incessante colaboração de toda a equipe do IJI que é sempre incansável e impecável; sem todos os artigos submetidos pelos autores que acreditam e escolhem o IJI para as suas publicações; e sem os avaliadores que contribuem com muita dedicação, dispendendo o seu tempo e conhecimento com a melhoria dos artigos para que o IJI possa ser publicado. Agradecemos imensamente a todos! Um agradecimento especial para a UNINOVE que sempre apoiou e continua apoiando o IJI.
Ao final deste ano de 2021, gostaríamos de apresentar alguns dados e informações que possibilitam aos leitores, autores e avaliadores acompanharem a evolução do IJI. Continuamos dedicados a elevar o nível do IJI. O IJI está nas principais bases: Dialnet, EBSCO, ERIHPLUS, Latindex, ProQuest, Redalyc, Redib, Spell, Web of Science e Zeitschriften Datenbank. Ele está classificado no estrato B1 da nova proposta do QUALIS/CAPES, tem veiculação quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro), aceita submissões em português, inglês e espanhol, sendo a publicação somente na língua inglesa.
O International Journal of Innovation - IJI tem como missão servir como veículo de publicação periódica de trabalhos científicos e tecnológicos da área de inovação com foco em mercados emergentes, que estudam os indivíduos, organizações, ecossistemas e políticas. Os temas de interesse do periódico com foco em mercados emergentes são: Empreendedorismo Inovador, Inovação e Aprendizagem, Inovação e Sustentabilidade, Internacionalização da Inovação, Sistemas de Inovação, Temas Emergentes de Inovação e Transformação Digital. Como já mencionamos em outro comentário editorial, o IJI aceita artigos científicos, artigos tecnológicos, perspectivas e resenhas, além do comentário editorial.
Gostaríamos de apresentar alguns dados de submissões ao IJI deste ano de 2021 (Tabela 1).
Tabela 1
Dados das submissões ao IJI
Trabalhos submetidos
87
Rejeições
65%
Aceitos
35%
Foram 87 trabalhos submetidos ao IJI, sendo que 65% foram rejeitados e 35% foram aprovados. Com esses números podemos perceber que a rejeição ainda é grande. A rejeição acontece, na maioria das vezes, no desk reject que é realizado pelos editores. Os motivos são: a) os trabalhos submetidos não estão de acordo com o escopo do IJI; b) os trabalhos submetidos não atendem aos requisitos mínimos para uma publicação e não são considerados para seguirem para uma avaliação por pares e as cegas.
Quando os artigos passam para a etapa da avaliação às cegas e por pares, o número de rejeição fica menor. Geralmente, nessa etapa, os trabalhos são rejeitados quando os autores não atendem as recomendações dos avaliadores. A nossa intenção é, com a ajuda dos avaliadores e dos autores, cada vez mais melhorar a qualidade dos artigos submetidos e aumentar esse número de publicações no IJI.
As submissões são de diferentes países. Neste ano de 2021 tivemos o seguinte cenário (Tabela 2).
Tabela 2
Submissões ao IJI por países
País
Número de submissões
Brasil
59
Argentina
1
Colômbia
1
Cuba
1
Argélia
2
Indonésia
2
Índia
3
Jordânia
1
Sri Lanka
1
México
1
Malásia
1
Nigéria
3
Portugal
2
Arábia Saudita
3
Tunísia
1
Turquia
1
Ucrânia
1
Vietnã
2
África do Sul
1
TOTAL
87
A quantidade maior de trabalhos submetidos é de autores brasileiros, mas com uma distribuição equilibrada entre outros países. Ficamos felizes que o IJI é considerado como uma possibilidade de publicação para os autores de outros países do nosso continente e de outros continentes. Queremos aumentar esse número de submissões estrangeiras e suas publicações. Acreditamos que essa ação é importante para a comunidade acadêmica pela diversidade de contextos.
O IJI conta com a valiosa disponibilidade dos avaliadores, que sabemos terem que dedicar o seu precioso tempo para nos ajudarem na melhoria dos trabalhos. O nosso tempo de avaliação ainda é alto, são até 98 dias. Esse prazo é impactado por alguns motivos: a) os avaliadores são bastante exigentes com pesquisadores com pouca experiência, acarretando idas e vindas nas avaliações até chegarem na qualidade esperada para o artigo; b) as férias no meio do ano e ao final do ano atrasam um pouco as avaliações; c) os avaliadores também dividem o seu tempo com avaliações dos eventos acadêmicos ao longo do ano. Devido a esses motivos listados a publicação dos trabalhos também fica comprometida. Demoramos até 122 dias para que o artigo seja publicado.
Outra informação interessante que gostaríamos de passar aos nossos leitores é sobre o número de usuários cadastrados no IJI. O IJI possui 1270 usuários cadastrados, entre autores, avaliadores e leitores. Sendo que no último ano de 2021 foram 534 novos usuários. Isso muito nos alegra, pois o número de usuários quase dobrou. Essa ação nos deixa mais esperançosos para termos mais trabalhos submetidos e, consequentemente, mais trabalhos de qualidade publicados.
O nosso intuito é melhorar cada vez mais e tornar o IJI um periódico com mais impacto no meio acadêmico e prático. Com a ajuda de todos os envolvidos iremos melhorar o nível das avaliações e, com isso, melhorar significativamente os trabalhos publicados. Queremos trazer conteúdos de relevância e que contribuam com a ciência no Brasil e em outros países no mundo.
Agradecemos a todos pela ajuda e apoio nessa crescente caminhada do IJI!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 International Journal of Innovation – IJI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.