Tecnologia chinesa: um estudo da imagem e do desejo de posse, utilizando a escala technology readiness index – TRI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v10i4.21638

Palavras-chave:

Escala Technology Readiness Index (TRI), Tecnologia chinesa, Inovação, Imagem.

Resumo

Objetivo: Este artigo pretende mensurar a prontidão dos consumidores brasileiros para adoção de produtos baseados em tecnologia chinesa, utilizando a escala Technology Readiness Index - TRI.

Originalidade/Relevância: A importância da imagem dos novos produtos e serviços tecnológicos tem resultado em debates e discussões no meio acadêmico e executivo. Contudo, ainda existem lacunas, onde a necessidade de identificar e caracterizar a importância da imagem para estimular a posse de produtos chineses pode apresentar matizes inovadores no conhecimento do tema.

Metodologia/abordagem: Realizou-se uma survey com 865 consumidores de produtos chineses do Brasil, com avaliação do instrumento utilizado a partir de procedimentos estatísticos.

Principais resultados: Este estudo permitiu avaliar o modelo da Technology Readiness Index (TRI) e sua aplicabilidade na análise da prontidão de consumidores em relação a produtos chineses. Os construtos e variáveis demonstraram consistência, com seis hipóteses confirmadas e três não confirmadas. Inovatividade, Otimismo, Insegurança e Insegurança são estados emocionais importantes para caracterizar consumidores Exploradores, Pioneiros, Céticos, Paranoicos e Retardatários.

Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo possibilitou a identificação do comportamento do consumidor no uso de produtos baseados em tecnologia chinesa. A Technology Readiness Index (TRI), tem se mostrado como um importante modelo de mensuração da prontidão para tecnologia em diferentes contextos.

Contribuições sociais/para a gestão: A validação do modelo permite sua utilização nas corporações, de diversos portes e diversos tipos de produtos e serviços.

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Biografia do Autor

Jose Edson Lara, Autonomous University of Barcelona – UAB

PhD in Business Economics, by Autonomous University of Barcelona

MS in Business Admnistration, by Getulio Vargas Foundation - São Paulo - Brazil

Professor and Researcher in Fundação Pedro Leopoldo

Former Professor at Federal University of Minas Gerais

 

Amynthas Cristiano Novaes, Fundação Pedro Leopoldo – FPL

MS in Business Administration, by Fundação Pedro Leopoldo

MBA in Production Engineering 

MBA in Logistics

MBA in Project Management

Graduation in Business Administration

Bruno Pelizzaro Dias Afonso, FUMEC University

Dr. in Business Administration, by FUMEC University
MS in Business Administration, by Pedro Leopoldo Foundation
Graduation Degree in Business Administration, by Federal University of Minas Gerais

Thalles Augusto Tissot-Lara, Catholic University of Minas Gerais

Graduation in Mechanics Engineeering, by Pontifical Catholic University of Minas Gerais

Business Analyst

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Publicado

11.10.2022

Como Citar

Lara, J. E., Novaes, A. C., Afonso, B. P. D., & Tissot-Lara, T. A. (2022). Tecnologia chinesa: um estudo da imagem e do desejo de posse, utilizando a escala technology readiness index – TRI. International Journal of Innovation – IJI, 10(4), 638–665. https://doi.org/10.5585/iji.v10i4.21638

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