A inserção das universidades UFSC e UDESC na consolidação do sistema regional de inovação catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.24682

Palavras-chave:

Universidade, Sistema Regional de Inovação, Aprendizado Inovativo

Resumo

Objetivo: Analisar a inserção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) no processo de consolidação do Sistema Regional de Inovação catarinense.

Desenho/Metodologia/Abordagem: Pesquisa documental nos ambientes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Análise de dados via categorização teórico-analítica, com base nos indicadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de construção de competências, via aprendizado inovativo.

Resultados: Emergiram do estudo os papéis de mediação e de produção de conhecimentos que as duas universidades desempenham no SRI entre as organizações. Isto possibilitou a compreensão de que as universidades estudadas se inseriram no processo de consolidação do SRI via os fluxos de aprendizado dos canais inovativos, que abrangeram as áreas da graduação e da pesquisa.

Implicações sociais: A pesquisa reflete a relevância social e econômica das universidades estudadas para a região na qual estão inseridas no contexto dos SRI.

Originalidade/valor:As ações relacionadas aos indicadores analisados abarcam interesses provenientes tanto da esfera pública como privada, possibilitando resultados sistêmicos nos processos de geração de conhecimentos inovativos, que reforçam a capacidade de inovação no nível regional.

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Biografia do Autor

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração. Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Interesses de pesquisa: gestão estratégica, gestão universitária e secretariado. Metodologia principal: qualitativa. Site: linktr.ee/luci_mari

Silvio Antônio Ferraz Cário, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e Economia da Inovação. Temas de pesquisa: capacitação tecnológica, organização da produção, estruturas industriais e competitividade.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração. Professora Universitária na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Interesses de pesquisa: gestão universitária e secretariado. Metodologia principal: qualitativa

Márcio Luiz Marietto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Administração. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisa nos temas: Estratégia como Prática; Gestão Estratégica; Estudos Organizacionais; Teoria Institucional; Teoria Estruturacionista; Ontologia e Epistemologia da Administração; Métodos Qualitativos; Inovação Organizacional; Capacidade de absorção; Internacionalização; Declínio Organizacional; Comércio Internacional, Indicadores Organizacionais e Pequenas e Médias Empresas (PME).

Alessandra Cassol, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Administração. Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil. Competências e conhecimentos: Análise Quantitativa, Estratégia, Capacidades Dinâmicas, Capacidade Absortiva e Inovação

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Publicado

04.10.2023

Como Citar

Rodrigues, L. M. A., Ferraz Cário, S. A., Martins, C. B., Marietto, M. L., & Cassol, A. (2023). A inserção das universidades UFSC e UDESC na consolidação do sistema regional de inovação catarinense. International Journal of Innovation – IJI, 11(3), e24682. https://doi.org/10.5585/2023.24682

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