Maximizando o impacto de sua pesquisa em inovação: um guia para redigir uma seção de discussão persuasiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.27925

Palavras-chave:

seção de discussão, pesquisa de inovação

Resumo

Introdução

A seção de Discussão em um artigo acadêmico tem uma importância significativa, particularmente no contexto de pesquisas sobre inovação. É nessa seção que os autores podem ir além da apresentação dos resultados e explorar as implicações de suas descobertas para o avanço do conhecimento e da prática no campo. Uma seção de Discussão bem elaborada não apenas esclarece o significado e a relevância dos achados da pesquisa, mas também os conecta ao corpo mais amplo da literatura, destacando as contribuições únicas do estudo e abrindo caminhos para futuras pesquisas. A estruturação adequada da discussão é um elemento fundamental para a qualidade e aceitação de artigos acadêmicos (Ferreira, 2013; Serra, 2017).

Este comentário editorial tem como objetivo fornecer orientações práticas aos autores sobre como redigir de forma eficaz uma seção de Discussão que atenda aos padrões do International Journal of Innovation (IJI).

Para alcançar este objetivo, primeiro identificaremos os problemas comuns observados em seções de Discussão. Em seguida, utilizaremos percepções de editores experientes e diretrizes estabelecidas para oferecer recomendações para melhoria. Ao final, apresentaremos uma estrutura para organizar a seção de Discussão de forma a maximizar seu impacto e contribuição para o campo da pesquisa em inovação.

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Biografia do Autor

Fernando Antonio Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Possui Doutorado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desenvolveu seus trabalhos de pós-doutorado em Declínio Organizacional na FEA/USP e em Estratégia no IPL (Portugal). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. É editor-associado do periódico Management Research e da Revista de Administração de Empresas - RAE. Foi editor da Revista Ibero-americana de Estratégia RIAE. É líder linha de pesquisa em Tomada de Decisão e Gestão Estratégica (TDE) no PPGA da UNINOVE. Foi coordenador da Divisão ESO - Estratégia em Negócios da ANPAD para o triênio 2021-2023 Membro do Comitê do Teste ANPAD entre 2022 e 2024. Dirigiu a área acadêmica na HSM. Foi professor da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, onde dirigiu a Unisul Business School e foi professor do Mestrado em Administração. Sua experiência como docente inclui a coordenação do Mestrado em Administração. Foi professor visitante na UNIFESP e na Universidade Nacional del Sur. Lidera o grupo de pesquisa em Estratégia Comportamental, cadastrado no CNPq pela Uninove. Participa como pesquisador do CARME - Center of Applied Research in Management and Economics . É sócio da ASKKLOG. É coautor de diversos livros, com destaque para os livros Aprenda com as Falhas ((São Paulo, Alta Books), O Tempo na sua Vida (São Paulo, Editora Saraiva, 2009), Administração Estratégica (São Paulo, Editora Campus/Elsevier, 2014), Gestão Estratégica (Lisboa, Editora Lidel, 2010 e Editora Atlas, 2014) e Ser Empreendedor (Lisboa, Editora Silabo, 2009#894; São Paulo, Editora Saraiva, 2010). Participou como palestrante em eventos da HSM e, em trabalhos para MoC (Michael Porter HBS) e Marketing for a Better World com Philip Kotler. Em 2012 recebeu o prêmio de Best Professor in Strategy pelo World Congress of Education em Mumbai na Índia. É conselheiro e faz parte de comitês estratégicos de várias empresas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D no edital PQ2022.

Isabel Cristina Scafuto, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Doutora em Administração na Universidade Nove de Julho (2017). Mestre em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Especialista em Gestão e Planejamento de Eventos pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Possui Graduação em Turismo - Gestão do Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão de Projetos - PPGP da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Líder da Linha e do Grupo de Pesquisa de Estratégia e Projetos do PPGP. É Coeditora da Revista IJI (International Journal of Innovation). Faz parte da comissão organizadora do SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade). Também é Consultora em Ensino e Aprendizagem em Educação Executiva e organiza cursos e palestras na Add Conhecimento e, também é fundadora da empresa. É Co-fundadora e sócia da Universo Eco (MarketPlace de Moda e Beleza Sustentáveis). Possui formação em Coaching pela ICI e SBPNL. Participou na qualidade de Consultor adhoc na comissão preparatória da Avaliação Quadrienal 2017-2020 da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na análise da produção técnica/tecnológica (PTT). Foi Coordenadora Acadêmica do MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC. Foi também Coordenadora Acadêmica da HSM Educação, responsável pelos cursos de Pós-Graduação (MBA e EDP). Coordenadora do MBA em Projetos; MBA em Gestão Empresarial e MBA em Marketing. Fez parte da equipe responsável pelo setor de eventos do Campus Norte da Universidade do Sul de Santa Catarina. Também ministra aulas em Pós-Graduação Lato Sensu. Ministrou aulas para os Cursos de Turismo e Administração e Negócios da UNISUL e UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem; Educação Executiva; MBA; Aprendizagem Organizacional; Gestão Estratégica; Gestão de Projetos; Inovação; Hospitalidade e Sustentabilidade. 

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Livre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP, Pós-doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação e Bacharelado em Psicologia FFCLRP-/USP. Pesquisadora Visitante na Bradley University, Illinois-USA. Líder de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP-SP na área de Empreendedorismo, com ênfase em Empreendedorismo Feminino e de Grupos Minorizados. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP, pesquisadora e Líder de linha de pesquisa Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis - IEN. Atua como docente nas disciplinas de Empreendedorismo, Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Editora Científica IJI - International Journal of Innovation desde maio de 2023. Foi editora chefe da REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas de 2017 até 2020. Professora convidada da FGV/SP, Fundace e UniFacef. Fundadora e Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas ANEGEPE de 2011 até 2016. Avaliadora de projetos de diferentes fontes de fomento FAPESP, CAPES e CNPq. Avaliadora ad-hoc de 30 periódicos científicos e de congressos nacionais e internacionais. Autora de artigos científicos, livros, capítulos de livros, e-books e organizadora de livros. Áreas de interesse em Empreendedorismo de Grupos Minorizados, com ênfase no empreendedorismo feminino. mulheres empreendedoras, mulheres pretas, ameaças e falhas empreendedoras, investigando aspectos psicológicos, emocionais, afetivos e cognitivos, resiliência, comportamento e processo empreendedor, comportamento de liderança do(a) empreendedor(a), empreendedorismo sênior.

Priscila Rezende da Costa, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) / São Paulo, SP - Brasil

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005.

Referências

Ferreira, M. A. S. P. V. (2013). A pesquisa e a estruturação do artigo acadêmico em Administração. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 12(2), 1-11. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.2034

Ferreira, M. A. S. P. V. (2014). Responder aos revisores. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(1), 1-11. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.2099

Ferreira, M. A. S. P. V., Canela, R., & Pinto, C. F. (2014). O processo editorial nos periódicos e dicas para a publicação. Revista de Gestão e Secretariado, 5(2), 1-22. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.307

Serra, F. A. R. (2017). Dez recomendações para aumentar a possibilidade de publicação do seu artigo. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 16(3), 1-11. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2563

Publicado

30.12.2024

Como Citar

Serra, F. A. R., Scafuto, I. C., Nassif, V. M. J., & Costa, P. R. da. (2024). Maximizando o impacto de sua pesquisa em inovação: um guia para redigir uma seção de discussão persuasiva. International Journal of Innovation – IJI, 12(3), e27925. https://doi.org/10.5585/2024.27925

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