A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja

Autores

  • Edson Roberto Scharf Docente do PPGA da Universidade de Blumenau - FURB
  • Amélia Silveira Docente do PPGA da Universidade de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2125

Palavras-chave:

Branding, competitividade, marketing, valor da marca.

Resumo

As marcas são fatores críticos de sucesso para as organizações e quando bem administradas tornam-se valiosos ativos financeiros e estratégicos. O presente estudo tem como foco a marca, e como objetivo compreender sua importância no processo de compras business-to-business. Mais especificamente, o trabalho buscou conhecer a motivação dos clientes na aquisição da marca, saber se os esforços de comunicação interferem na decisão de compra e compreender a importância da marca no processo de compra. Por meio de pesquisa realizada junto aos distribuidores da cerveja Krill na região Sul do Brasil, concluiu-se que a marca tem importância no processo de compras business-to-business, proporcionando maior volume de vendas e lucratividade. No entanto, ficou evidente que a falta de investimentos na mídia e demais esforços de comunicação dificultam a valorização da marca. Diante deste cenário, conclui-se que o processo de branding pode alavancar o relacionamento entre os distribuidores e a marca, ao proporcionar condições para a criação de vantagens competitivas sustentáveis. DOI: 10.5585/remark.v8i1.2125

Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, Docente do PPGA da Universidade de Blumenau - FURB

Graduado em Administração (1988), especialista em Marketing (1992), mestre em Administração (1999), é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2009), com a tese Proposta de Valor Na Construção de Identidade de Marca: o Capital Humano Envolvido na Área Mercadológica

Amélia Silveira, Docente do PPGA da Universidade de Blumenau - FURB

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP)

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Publicado

24.03.2010

Como Citar

Scharf, E. R., & Silveira, A. (2010). A Relação dos Distribuidores com uma Marca de Cerveja. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(1), 24–42. https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2125

Edição

Seção

Artigos