Impacto da Congruência entre Autoconceito e Personalidade de Marca na Intensidade da Qualidade de Relacionamento e Lealdade do Consumidor

Autores

  • Andréa de Albuquerque de Lima PUCPR
  • Paulo de Paula Baptista PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i1.2508

Palavras-chave:

Autoconceito, Personalidade de Marca, Congruência com Marca, Qualidade de Relacionamento, Satisfação, Comprometimento Afetivo, Confiança, Lealdade.

Resumo

O estudo investigou o impacto da congruência com marca (sendo essa expressa pela similaridade entre o autoconceito e a percepção de personalidade de marca sob o ponto de vista do consumidor) na intensidade da qualidade de relacionamento e lealdade do consumidor à marca. Os principais construtos mensurados para posteriormente compor o modelo estrutural foram: autoconceito e personalidade de marca, ambos mensurados pela escala proposta por Muniz (2005) composto por cinco dimensões (credibilidade, diversão, audácia, sofisticação e sensibilidade). Já os construtos integrantes da qualidade de relacionamento (comprometimento afetivo, satisfação e confiança) e pós-venda (lealdade) foram mensurados através das escalas propostas por Baptista (2005). Realizou-se um e-survey com 626 casos. O objeto de estudo foram consumidores de tênis das marcas Adidas e Nike. Os resultados revelam que a congruência com marca impacta diretamente na intensidade do comprometimento afetivo, da confiança e da satisfação do consumidor e possui um efeito indireto sobre lealdade, sendo esse intermediado pelos componentes da qualidade de relacionamento.

DOI:10.5585/remark.v12i1.2508

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Biografia do Autor

Andréa de Albuquerque de Lima, PUCPR

Mestre em Administração pela PUCPR e Professora da Universidade Tuiuti do Paraná

Paulo de Paula Baptista, PUCPR

Doutor em Administração - USP, Professor do Programa de Pós-Graduação da PUCPR e Diretor de Planejamento e Orçamento da PUCPR.

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Publicado

14.05.2013

Como Citar

de Lima, A. de A., & Baptista, P. de P. (2013). Impacto da Congruência entre Autoconceito e Personalidade de Marca na Intensidade da Qualidade de Relacionamento e Lealdade do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(1), 73–96. https://doi.org/10.5585/remark.v12i1.2508

Edição

Seção

Artigos