Marketing Informal: Um Modelo de Comercialização pautado em Jeitinho Brasileiro, Informalidade e Empreendedorismo

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho Universidade Federal de Alagoas
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Jamerson Viegas Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2703

Palavras-chave:

Marketing Informal, Jeitinho Brasileiro, Informalidade, Empreendedorismo

Resumo

No Brasil, vendedores de rua e comerciantes ambulantes, atualmente reconhecidos como microempreendedores, comumente, vêm desenvolvendo em mercados informais estratégias de marketing não convencionais, isto é, com características de intuição, improviso e ilegalidade. Admiravelmente, essas estratégias de comercialização têm demonstrado bons resultados de vendas, pondo em evidência a seguinte questão: Que tipo de marketing é esse, que não está nos handbooks de marketing e é negligenciado pelos principais autores da área? Partindo desse problema, esse estudo tem o objetivo de propor um modelo explicativo para esse fenômeno de “marketing”, fundamentado teoricamente e dentro de bases empíricas, à luz de teorias que abordam a composição psicológica do Jeitinho Brasileiro, a cultura da Informalidade e o Empreendedorismo. Assim, propõe-se um conceito que preenche uma lacuna por sobre as teorias tradicionais de marketing existentes.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i3.2703

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva-Emocional (LAMCE/CNPq), vinculado a Universidade Federal de Alagoas. Mestrando em Psicologia (Comportamento Empreendedor) pela Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva-Emocional (LAMCE/CNPq). Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade Gerencial da Universidade Federal de Uberlândia. Avaliador do MEC/INEP. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo.

Jamerson Viegas Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Avaliador institucional do MEC/INEP. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

11.08.2014

Como Citar

Souza, G. H. S. de, Coelho, J. A. P. de M., Lima, N. C., & Queiroz, J. V. (2014). Marketing Informal: Um Modelo de Comercialização pautado em Jeitinho Brasileiro, Informalidade e Empreendedorismo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 63–77. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2703

Edição

Seção

Artigos