Entrevista Qualitativa na Pesquisa de Marketing e do Consumidor: Abordagens Paradigmáticas e Orientações

Autores

  • Eileen Fischer Schulich School of Business
  • Rodrigo B. Castilhos PPGA UFRGS
  • Marcelo Jacques Fonseca MPGN, Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2762

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Entrevista qualitativa, Fenomenologia, Pós-estruturalismo

Resumo

A entrevista é a forma mais prevalente de coleta de dados em projetos de pesquisa qualitativa. Este artigo tem o objetivo de discutir como a prática da realização de entrevistas vem evoluindo na pesquisa de marketing e do consumidor, além de oferecer um guia para pesquisadores que pretendem coletar dados qualitativos via entrevistas. Para tanto, nós inicialmente identificamos e discutimos duas perspectivas qualitativas na pesquisa de marketing e do consumidor: a abordagem fenomenológica e a abordagem pós-estruturalista. Em seguida, desenvolvemos um guia com diferentes etapas para a concepção, condução e análise de entrevistas qualitativas nas duas abordagens. Além de oferecer uma ferramenta de utilidade para os pesquisadores com níveis iniciais e intermediários de intimidade com a pesquisa qualitativa, o artigo também contribui com o mapeamento das importantes discussões correntes no campo da pesquisa qualitativa de marketing e do consumidor.

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Publicado

11.09.2014

Como Citar

Fischer, E., Castilhos, R. B., & Fonseca, M. J. (2014). Entrevista Qualitativa na Pesquisa de Marketing e do Consumidor: Abordagens Paradigmáticas e Orientações. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(4), 67–79. https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2762