A Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem de Marca: Um Estudo em Empresas Brasileiras do Setor de Cosméticos

Autores

  • Márcio Ribeiro da Fonseca ESPM
  • Thelma Valéria Rocha ESPM
  • Eduardo Eugênio Spers ESPM e ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2787

Palavras-chave:

Marketing, Estratégia de Marketing, Reputação Corporativa, Responsabilidade Social Corporativa, Imagem de Marca

Resumo

Este estudo tem como tema a influência da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na imagem de marca (IM) e na reputação corporativa (RC) de empresas brasileiras do setor de cosméticos. O foco da pesquisa foi investigar a percepção dos consumidores universitários pertencentes às classes A/B sobre as ações de RSC de duas grandes empresas brasileiras de cosméticos. O objetivo foi comparar as percepções dos consumidores e apontar as diferenças entre as duas empresas. O desenvolvimento deste estudo ocorreu em duas etapas: a primeira etapa envolveu revisão bibliográfica, verificando as teorias e pesquisas publicadas sobre responsabilidade social corporativa, IM e RC. A segunda etapa envolveu a coleta de dados por meio de uma survey com consumidores de duas grandes empresas brasileiras de cosméticos que publicam relatórios sociais com metodologia GRI. Os resultados demonstraram que a RSC tem influência positiva na IM, porém tal influência demonstrou-se significativa apenas para uma das marcas estudadas, sendo moderada para a segunda. Entre as contribuições deste trabalho estão a revisão de literatura sobre o tema, os apontamentos da influência dos subconstrutos e variáveis da RSC na IM e RC e as diferenças da percepção do consumidor para cada uma das marcas estudadas, bem como as recomendações para estudos futuros.

Biografia do Autor

Márcio Ribeiro da Fonseca, ESPM

Mestre em gestão internacional pela ESPM SP e especialista em marketing pela mesma instituição. Professor de graduação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Administração de Empresas da ESPM desde 2001.

Thelma Valéria Rocha, ESPM

Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM.

Eduardo Eugênio Spers, ESPM e ESALQ

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Professor Associado 2 da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Atualmente é bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

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Publicado

22.12.2014

Como Citar

Fonseca, M. R. da, Rocha, T. V., & Spers, E. E. (2014). A Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem de Marca: Um Estudo em Empresas Brasileiras do Setor de Cosméticos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(6), 34–46. https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2787