v. 13 n. 6 (2014): Outubro - Dezembro

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Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 6, 2014

 

2014 foi um ano de trabalho intenso no âmbito do Brazilian Journal of Marketing/BJM. O objetivo traçado foi cumprido, o que nos dá força para ousar nas metas para 2015, sempre contando com a participação da comunidade de pesquisadores de marketing, mais especificamente no Brasil, mas, também, de vários países ao redor do mundo. Iniciamos novas parcerias, tais como os fast track para os dois eventos mais importantes envolvendo o Marketing no contexto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD e EMA). E solidificamos parcerias com outros eventos de amplo destaque nacional e internacional (SEMEAD, SINGEP, IS2IS, Simpósio Internacional de Administração e Marketing/ESPM).

Além das parcerias de caráter mais institucional, 2014 também serviu para aproximarmos mais ainda a BJM de pesquisadores líderes no contexto nacional, tanto pela sua relevância em seus programas de stricto sensu de origem, quanto pela qualidade de sua produção científica, visto que são acadêmicos que possuem produção sólida em journals internacionais de alto fator de impacto. Essa aproximação está retratada em praticamente todos os números deste ano, mas sua presença é, de fato, mais marcante nas duas edições especiais sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao contexto do marketing (números 2 e 4 deste volume 13).

Fato não menos relevante é o crescimento também constante da procura pelo Brazilian Journal of Marketing/BJM no exterior, o que pode ser visto tanto pelo número de visitas e downloads, quanto pelo número de autores internacionais que submeteram trabalhos para a revista, alguns deles obtendo êxito. É importante ressaltar que a taxa de reprovação dos artigos de origem internacional segue, de certa forma, o mesmo padrão nacional. Há aqui duas leituras importantes acerca desta informação: (1) a qualidade dos estudos nacionais e internacionais é equiparada e; (2) ainda há espaço para melhorar a qualidade dos trabalhos, o que vale tanto para os nacionais quanto para os internacionais.

O que podemos dizer que não chegou ainda ao nível ideal é a participação mais engajada dos pesquisadores no sentido de contribuir com maior volume nas avaliações de nossas submissões. E como o número destas vem crescendo constantemente, este se torna um dos nossos objetivos mais desafiadores, tanto no sentido de imprimir maior assertividade e periodicidade à revista, quanto de aprimorar a qualidade das avaliações e, portanto, dos produtos finais que apresentamos aos nossos leitores.

Outra questão importante para alçar o Brazilian Journal of Marketing/BJM ao cenário internacional é a tradução integral da revista para o inglês, língua sabidamente adotada como padrão no que diz respeito à disseminação de conhecimento científico considerado de qualidade. Esta é mais uma das batalhas que temos pela frente. E como prova de que não estamos parados, tampouco plenamente satisfeitos com os objetivos que ainda precisam ser perseguidos, adiantamos que em 2015 teremos uma edição internacional intitulada Marketing in the Context of Emerging Markets, que terá como editor convidado o Professor Naresh Malhotra, que fará uma seleção dos melhores papers do IV Emerging Markets Conference Board, especificamente para compor este número especial.

Isso posto, é com grande satisfação que apresentamos os dez artigos selecionados para o 6o e último número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. O primeiro artigo apresenta um breve histórico acerca da pesquisa etnográfica em marketing e conta com a autoria de Russel Belk e Letícia Casotti, intitulado ETHNOGRAPHIC RESEARCH IN MARKETING: PAST, PRESENT, AND POSSIBLE FUTURES. O segundo artigo traz um estudo de natureza qualitativa: CAPITAL CULTURAL E O CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: AS ESTRATÉGIAS DE CONSUMO DE STATUS ENTRE MULHERES DA NOVA CLASSE MÉDIA, das pesquisadoras Lucivânia Filomeno Ponte e Cecília Queirós Mattoso.

Numa vertente de estudos relacionados às marcas, apresentamos o segundo grupamento de artigos deste número. São eles: A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA IMAGEM DE MARCA: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE COSMÉTICOS, dos autores Márcio Ribeiro da Fonseca, Thelma Valéria Rocha e Eduardo Eugênio Spers; A IMPORTÂNCIA DA MARCA NA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE MOLDES, de Rui Estrela e Catarina Medina; e A CAPTURA DE VALOR DAS MARCAS LÍDERES PELAS MARCAS PRÓPRIAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE SEMELHANÇA DE EMBALAGENS, dos pesquisadores Lívia Rufino Bambuy, Josmar Andrade e Miguel Ângelo Hemzo.

O sexto estudo, de natureza quantitativa, analisa questões concernentes aos serviços de pós-vendas num setor de extrema relevância para a economia brasileira: COMPREI MEU CARRO, O QUE VEM DEPOIS? ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E DA IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDAS POR CLIENTES EM SERVIÇOS DE PÓS-VENDA, dos autores Francisco Dimitrius Comiotto, Jane Iara Pereira da Costa, Aline Regina Santos e Tiago Savi Mondo. O sétimo trabalho versa sobre o setor turístico e sua relação com cenários cosmopolitas: INFLUÊNCIA DO COSMOPOLITANISMO NA FORMAÇÃO DA IMAGEM DE UM DESTINO: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE SÃO PAULO, dos pesquisadores Felipe Nasrallah Bedran, Vivian Iara Sterhlau, Sérgio Garrido Moraes e Tatiana Terabayashi Melhado.

Na sequência, apresentamos dois papers que trabalham um construto bastante clássico na literatura de marketing, mas sob perspectivas distintas: VALOR, SATISFAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ESPONTÂNEA PARA UMA MARCA VAREJISTA, dos pesquisadores Elias Frederico, Raphael Tadeu Cantafaro, Fábio Rodrigues Aydar e Ana Paula Miwa Shinzaki e A SATISFAÇÃO COM A VIDA INFLUENCIA NA INTENÇÃO DE USO DO FACEBOOK?, dos pesquisadores Mauro José de Oliveira e Melby Karina Zuniga Huertas.

E para fechar 2014, este número se inicia e termina com artigos de autoria internacional, sendo o último trabalho intitulado EVENTS MARKETING MODEL OF DUBAI SHOPPING FESTIVAL, de autoria de K.Prakash Vel, Laila Mohamed Suhail e Amal Dokan.

A equipe editorial do Brazilian Journal of Marketing/BJM deseja a todos um ótimo Natal e que 2015 seja pleno de realizações profissionais e pessoais a todos.

 

Boa leitura!

 

 Otávio Freire

Editor Científico


 Suzane Strehlau

Editora Adjunta

Publicado: 23.12.2014

Artigos

  • Ethnographic Research in Marketing: Past, Present, and Possible Futures.

    Russell Belk, Leticia Moreira Casotti
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2767
  • Capital Cultural e o Consumo de Produtos Culturais: As Estratégias de Consumo de Status entre Mulheres da Nova Classe Média

    Lucivânia Filomeno Ponte, Cecilia Queirós Mattoso
    18-33
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2613
  • A Influência da Responsabilidade Social Corporativa na Imagem de Marca: Um Estudo em Empresas Brasileiras do Setor de Cosméticos

    Márcio Ribeiro da Fonseca, Thelma Valéria Rocha, Eduardo Eugênio Spers
    34-46
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2787
  • A Importância da Marca na Indústria Portuguesa de Moldes

    Rui Estrela, Catarina Medina
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2801
  • A Captura de Valor das Marcas Líderes pelas Marcas Próprias. Um Estudo Exploratório sobre Semelhança de Embalagens

    Lívia Rufino Bambuy, Josmar Andrade, Miguel Angelo Hemzo
    64-79
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2803
  • Comprei Meu Carro, o que vem Depois? Análise da Percepção e da Importância Atribuídas por Clientes em Serviços de Pós-Venda

    Francisco Dimitrius Comiotto, Jane Iara Pereira da Costa, Aline Regina Santos, Tiago Savi Mondo
    80-93
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2575
  • Influência do Cosmopolitanismo na Formação da Imagem de um Destino: Uma Análise da Cidade de São Paulo

    Felipe Nasrallah Bedran, Vivian Iara Strehlau, Sergio Garrido Moraes, Tatiana Terabayashi Melhado
    94-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2854
  • Valor, Satisfação e Recomendação Espontânea para uma Marca Varejista

    Elias Frederico, Raphael Tadeu Cantafaro, Fábio Rodrigues Aydar, Ana Paula Miwa Shinzaki
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2793
  • A Satisfação com a Vida Influencia a Intenção de Uso do Facebook?

    Mauro José de Oliveira, Melby Karina Zuniga Huertas
    124-137
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2849
  • Events Marketing Model of Dubai Shopping Festival

    K. Prakash Vel, Laila Mohamed Suhail, Amal Dokhan
    138-147
    DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2811