Influência do Cosmopolitanismo na Formação da Imagem de um Destino: Uma Análise da Cidade de São Paulo

Felipe Nasrallah Bedran, Vivian Iara Strehlau, Sergio Garrido Moraes, Tatiana Terabayashi Melhado

Resumo


O presente trabalho buscou descobrir como o cosmopolitanismo influencia na formação da imagem de destino. Foram investigados estrangeiros que conhecem a cidade de São Paulo, escolhida por sua importância nacional e internacional. Buscou-se levantar o estado da arte dos estudos sobre o cosmopolitanismo, que indica a característica do cosmopolita em querer conhecer outras culturas, além da sua nativa, que o leva a viajar por outras regiões, países, para se aprofundar em outra forma de sociedade e tentar se misturar a ela. Assim ele tem características próprias, que influenciam na forma como ele vive e consome produtos. A imagem de destino é um constructo utilizado nos estudos sobre turismo e por profissionais de marketing que querem desenvolver um local como possível destino de viagens. Para entender como o comportamento descrito acima influencia na formação da imagem de destino, foram utilizadas duas abordagens metodológicas para a obtenção de melhores resultados. Foram feitas entrevistas com representantes da organização de marketing de destino de São Paulo, bem como entrevistas pessoais com turistas estrangeiros, com análise de conteúdo na etapa qualitativa e uma survey, com 205 estrangeiros na etapa quantitativa. Os dados foram analisados com a utilização de estatística uni e multivariada, com ANOVA e modelagem de equações estruturais. O resultado da pesquisa demonstrou que o cosmopolitanismo, além da renda, influenciam no aspecto afetivo da formação da imagem do destino São Paulo, enquanto que o objetivo da estada influencia no aspecto cognitivo e seu tempo de permanência influencia nos dois aspectos da imagem deste destino.

Palavras-chave


Imagem de destino; Cosmopolitanismo; Turismo

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2854

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