A Satisfação com a Vida Influencia a Intenção de Uso do Facebook?

Autores

  • Mauro José de Oliveira Centro Universitário da FEI
  • Melby Karina Zuniga Huertas Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2849

Palavras-chave:

Redes Sociais, Motivação, Satisfação com a Vida, Influência Social, Usos e Gratificações, Presença Social

Resumo

Variedade de fatores que influenciam o uso de Redes Sociais (RSs) tem sido foco de pesquisa, mas resultados inconclusivos apresentam um corpo teórico em evolução. Neste estudo, extende-se o modelo proposto por Cheung et al. (2011) para explicar o uso de RSs, adicionando-se Satisfação com a Vida como variável relacionada. O objetivo foi analisar a relação entre Satisfação com a Vida e Uso de RSs. Um levantamento on-line com brasileiros (n = 1111) revelou influência de Satisfação com a Vida sobre We-Intention do Uso de RSs Essa relação foi mediada por Norma Subjetiva, Normas de Grupo, Identidade Social, Valor de Entretenimento e Manutenção da Interconectividade Interpessoal. Satisfação com a Vida melhorou o poder explicativo do modelo (R2=0,36) e revelaram-se diferentes arranjos entre os fatores influenciadores do uso de redes sociais pelos brasileiros.

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Biografia do Autor

Mauro José de Oliveira, Centro Universitário da FEI

Doutorando em Adminstração, Mercados e Consumo pelo Centro Universitário da FEI, São Paulo, SP

Melby Karina Zuniga Huertas, Centro Universitário da FEI

Prof. Dra. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração do Centro Universitário da FEI

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

de Oliveira, M. J., & Huertas, M. K. Z. (2014). A Satisfação com a Vida Influencia a Intenção de Uso do Facebook?. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(6), 124–137. https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2849