Quality Function Deployment- QFD Como Ferramenta Estratégica de Marketing

Autores

  • Rumeninng Abrantes dos Santos Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
  • Ana Rita Tiradentes Terra Argoud Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
  • Nadia Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
  • Pedro Domingos Antoniolli Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2893

Palavras-chave:

QFD, Marketing, Qualidade, Clientes.

Resumo

O Quality Function Deployment (QFD) é um método estruturado que visa converter as necessidades e desejos dos clientes em características de qualidade do produto. Desde suas origens, há mais de quarenta anos, tem sido aplicado em diversas organizações no processo de desenvolvimento de produtos e melhoria dos produtos existentes. Este artigo se propõe a demonstrar como o QFD pode ser utilizado como ferramenta estratégica de marketing. O estudo utilizou-se de método de pesquisa qualitativo e de pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que o uso dos atributos da “Casa da Qualidade” nas diversas etapas de vendas é uma estratégia de diferenciação de mercado e uma grande aplicabilidade do QFD na área de marketing, que transcende os limites das áreas de projeto de produto e de produção.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rumeninng Abrantes dos Santos, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Mestre em Administração. Professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT

Ana Rita Tiradentes Terra Argoud, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Doutora em Engenharia de Produção. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração.Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP.

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Doutora em Administração.Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração.Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP.

Pedro Domingos Antoniolli, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Engenharia de Produção.Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração.Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP.

Downloads

Publicado

23.04.2015

Como Citar

Santos, R. A. dos, Argoud, A. R. T. T., Pizzinatto, N. K., & Antoniolli, P. D. (2015). Quality Function Deployment- QFD Como Ferramenta Estratégica de Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(1), 49–58. https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2893

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)