Determinantes do Comprometimento de Consumidores no Contexto do Varejo Virtual

Autores

  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Gama de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Huga Carla Alves de Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2470

Palavras-chave:

Varejo Eletrônico, Comprometimento, Satisfação, Valor Percebido.

Resumo

O estudo analisou alguns condicionantes do comprometimento de consumidores com ofertantes de varejo eletrônico. A proposta se justificou na necessidade de estudos acadêmicos e de base empírica para melhor compreender o comportamento do consumidor de varejo no contexto de internet, espaço que vem crescendo em importância na demanda e na oferta varejistas. Foi efetuada uma revisão da literatura, que gerou um modelo de hipóteses, e este modelo foi testado por meio de um trabalho empírico, com dados de 195 consumidores, e com operacionalização dos construtos por procedimentos descritivos, de análise de consistência psicométrica e de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que, na verificação do conjunto de construtos, o comprometimento é influenciado de forma consistente pela satisfação e pela percepção de valor dos consumidores, não havendo evidências de influência da confiança percebida. Adicionalmente, ficou evidenciada a influência do risco percebido na formação da satisfação e da confiança. O estudo contribui tanto para pesquisas de comportamento do consumidor quanto de gestão de varejo, e pode servir de base para melhorar as decisões de gestores, ou para aperfeiçoar a compreensão dos construtos analisados.

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Biografia do Autor

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba; Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba; Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Fabiana Gama de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Turismo e em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, MBA em Consultoria Organizacional pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP, Estudante de Mestrado em Administração com ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB.

Huga Carla Alves de Farias, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba

graduação em Administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Administração pela mesma instituição (2003) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

23.04.2015

Como Citar

Barboza, S. I. S., Medeiros, F. G. de, Farias, H. C. A. de, & Costa, F. J. da. (2015). Determinantes do Comprometimento de Consumidores no Contexto do Varejo Virtual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(1), 72–83. https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2470

Edição

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