Determinantes do Comprometimento de Consumidores no Contexto do Varejo Virtual
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2470Palavras-chave:
Varejo Eletrônico, Comprometimento, Satisfação, Valor Percebido.Resumo
O estudo analisou alguns condicionantes do comprometimento de consumidores com ofertantes de varejo eletrônico. A proposta se justificou na necessidade de estudos acadêmicos e de base empírica para melhor compreender o comportamento do consumidor de varejo no contexto de internet, espaço que vem crescendo em importância na demanda e na oferta varejistas. Foi efetuada uma revisão da literatura, que gerou um modelo de hipóteses, e este modelo foi testado por meio de um trabalho empírico, com dados de 195 consumidores, e com operacionalização dos construtos por procedimentos descritivos, de análise de consistência psicométrica e de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que, na verificação do conjunto de construtos, o comprometimento é influenciado de forma consistente pela satisfação e pela percepção de valor dos consumidores, não havendo evidências de influência da confiança percebida. Adicionalmente, ficou evidenciada a influência do risco percebido na formação da satisfação e da confiança. O estudo contribui tanto para pesquisas de comportamento do consumidor quanto de gestão de varejo, e pode servir de base para melhorar as decisões de gestores, ou para aperfeiçoar a compreensão dos construtos analisados.Downloads
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Publicado
23.04.2015
Como Citar
Barboza, S. I. S., Medeiros, F. G. de, Farias, H. C. A. de, & Costa, F. J. da. (2015). Determinantes do Comprometimento de Consumidores no Contexto do Varejo Virtual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(1), 72–83. https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2470
Edição
Seção
Artigos