Marketing Ambiental: Análise da Produção Científica Brasileira
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as tendências e rumos do marketing ambiental no Brasil, a partir de um levantamento da produção científica nacional, período dos últimos dez anos (2006-2015), a fim de verificar possíveis mudanças evolutivas na orientação e aplicação do marketing. Como metodologia, a pesquisa adotou um caráter exploratório, com abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica como instrumento de coleta. Nas revistas científicas de Administração do Brasil (Qualis A1 a B3) foram buscados todos os artigos com o assunto “marketing”. Os resultados indicaram que as publicações de marketing ambiental correspondem a 6,88% do total de artigos nos últimos dez anos. Desta forma, com base nas pesquisas brasileiras, constata-se que o marketing ambiental é uma fonte de vantagem competitiva, porém ainda não faz parte da cultura organizacional. Portanto, apresenta-se uma agenda de pesquisa no sentindo de contribuir para o avanço da prática do marketing ambiental nas empresas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3189
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