Marketing de Relacionamento: Agregando Valor ao Negócio com Big Data

Autores

  • Ana Cláudia Borges Coutrim dos Reis FACULDADES ALVES FARIA
  • Marcos Terra Iacovelo FACULDADES ALVES FARIA
  • Lucilene Bueno Borges de Almeida FACULDADES ALVES FARIA
  • Bento Alves da Costa Filho FACULDADES ALVES FARIA

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3379

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, CRM, Tecnologia, Big Data

Resumo

Nos últimos anos, as constantes inovações tecnológicas, o aumento exponencial do volume de dados, junto às evoluções nas tendências de consumo, geraram um cenário global de grandes desafios para as organizações. O uso de tecnologias de Big Data, para análise do volume crescente de dados, disponíveis no mundo virtual globalizado, oferece uma nova visão sobre o mercado e pode contribuir com o futuro das organizações, por meio da disponibilização de informações de qualidade que apoiarão fortemente a tomada de decisão. Nesse cenário de alta competitividade, considerar o contexto de análises de dados, com o uso de tecnologias de Big Data, pode ampliar a visão das empresas para as tendências do mercado, favorecendo a identificação de estratégias melhor direcionadas aos perfis de comportamentos e preferências de consumo. O objetivo da pesquisa é investigar como o uso das tecnologias de Big Data pode ampliar a capacidade do marketing de relacionamento das organizações, agregando valor ao negócio. Os resultados demonstram que as organizações que fazem uso das tecnologias de Big Data, conseguem melhor definir suas estratégias de marketing de relacionamento com os clientes, obtendo como resultados relacionamentos mais duradouros com o mercado e seus clientes e retornos favoráveis aos seus negócios. Em um futuro próximo, a utilização de Big Data, para ampliação das estratégias de marketing de relacionamento, serão regras de sobrevivência para as organizações. O diferencial estará na forma como o gestor interpretará as informações disponíveis e agirá para alcançar os resultados almejados.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Borges Coutrim dos Reis, FACULDADES ALVES FARIA

Possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdades Objetivo - IUESO. Pós-graduada em Objetos,Sistemas Distribuídos e Internet pela Universidade de Brasília - UNB. Mestranda em Administração pela Faculdades Alves Faria - ALFA onde pretende pesquisar Governança da Informação no Setor Público em benefício da sociedade. Possui mais de 18 anos de experiência na área de tecnologia da informação, aplicados em instituições privadas e pública, em Análise de Sistemas OO, Desenvolvimento de Sistemas Web, Qualidade de Software, Auditoria de Processos ISO 9001:2008 e MPS.BR, Planejamento Estratégico, Governança de TI - COBIT, Gerenciamento de Serviços de TI - ITIL, Gestão por Processos - BPM, Gestão de Projetos, MPS.BR, implantação de Métodos Ágéis - SCRUM, Administração de Redes de Dados, Big Data e Analytics e Aquisições de TIC. Atualmente é Diretora do Núcleo de Planejamento Estratégico e Projetos de TIC no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

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Publicado

30.11.2016

Como Citar

Coutrim dos Reis, A. C. B., Iacovelo, M. T., Almeida, L. B. B. de, & Filho, B. A. da C. (2016). Marketing de Relacionamento: Agregando Valor ao Negócio com Big Data. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 512–523. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3379