Decisão de Compras Pela Internet: Uma Análise a Partir do Tempo de Utilização de Mídias Sociais e da Interatividade com a Marca

Autores

  • Maicon Souza Menegatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Marcelo Roger Meneghatti Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3353

Palavras-chave:

Mercado Online, Redes Sociais, Decisão de Compra.

Resumo

Diversas variáveis que podem motivar ou inibir a realização de uma compra no comércio eletrônico ainda merecem investigações. Neste artigo analisamos especificamente a influência da percepção de tempo de utilização de mídias sociais e o grau de interatividade com a marca sobre as compras declaradas pela internet. A investigação foi realizada a partir de 99 questionários aplicados a usuários de mídias sociais por meio do método bola de neve. A partir de modelos de regressão linear múltipla foram testadas duas hipóteses de pesquisa. Os resultados fornecem fortes indícios de que o grau de interatividade com a marca influencia de forma positiva e significante a compra declarada pela internet, verificamos também que a percepção do tempo de utilização das mídias sociais não interfere na compra. Estes resultados ampliam a compreensão sobre os potenciais fatores que explicam o comportamento de compras online, sendo esta a principal contribuição deste artigo.

Biografia do Autor

Maicon Souza Menegatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Nove de Julho - Uninove

Aluno de Doutorado do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - Uninove. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Fernando Antonio Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – Uninove.

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Publicado

31.03.2017

Como Citar

Menegatti, M. S., Ribeiro, I., Meneghatti, M. R., & Serra, F. A. R. (2017). Decisão de Compras Pela Internet: Uma Análise a Partir do Tempo de Utilização de Mídias Sociais e da Interatividade com a Marca. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 41–54. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3353

Edição

Seção

Artigos