Marcas Inovadoras: Como os Consumidores Percebem a Inovação.

Cláudio Heleno Pinto da Silva, Vérica Marconi Freitas de Paula, Verônica Angélica Freitas de Paula

Resumo


A percepção da inovação e das marcas inovadoras pode ser diferencial para o desenvolvimento e sobrevivência de muitos negócios. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a inovação impacta a percepção de marca de consumidores brasileiros, além de identificar as marcas consideradas inovadoras na indústria de alimentos e bebidas e quais as características dessas marcas. Um total de 369 respondentes colaboraram com a pesquisa, oferecendo 1255 características que, por meio da análise de conteúdo, foram agrupadas em 10 categorias: Empreendedorismo; Marketing e Comunicação; Mix de Produtos; Praticidade e Funcionalidade; Embalagem e Design; Relacionamento com consumidor; Gestão; Sustentabilidade Socioambiental; Tecnologia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); e Novidade + Experiência Nova. Os resultados encontrados foram comparados a trabalhos que abordavam o tema inovação como Domingues (2008); Manual de Oslo (OECD, 2004); Tidd, Bessant e Pavitt (2008); Pleschak e Sabisch (1996) apud Guo e Yin (2014); e Schumpeter (1982, 1985, 2005). A análise cruzada mostrou que, de maneira geral, as marcas inovadoras apresentam um processo de mistura, união, ou Mix, entre as dez características, com ênfase em três: Empreendedorismo; Marketing e Comunicação; e Mix de Produtos. O estudo demonstrou que marcas consideradas inovadoras são criativas, confiáveis e ousadas, apresentam ações de comunicação criativas e interessantes, são acessíveis, prezam pela qualidade de seus produtos e procuram satisfazer desejos muitas vezes ainda desconhecidos pelos próprios consumidores.


Palavras-chave


Marcas Inovadoras; Inovação; Branding; Percepção de Inovação.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3270

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