Comportamento do consumidor da Comunidade de Marca Harley-Davidson e a influência do self-expandido

Autores

  • Edna de Souza Machado Santos Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Silva Braga Junior FCE/UNESP
  • Carlos Alberto Xavier do Nascimento UFG

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3358

Palavras-chave:

Comunidade de Marca, Identificação Social, Harley-Davidson, Self-expandido.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a influência das atitudes e desejos sobre self-expandido e este sobre o comportamento do consumidor na comunidade de marca Harley-Davidson. A relevância deste estudo aponta para o fato de que as comunidades de marca representam papel fundamental de estudo para a área de marketing no Brasil, pois oferecem condições para se investigar e compreender, com mais profundidade, aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, a compreensão sobre a influência e o tipo de cultura que o consumidor brasileiro recebe no que se refere à Brand equity (ATKIN, 2007; YOO & DONTHU, 2001; AAKER, 1998). O corpus da pesquisa contou com uma survey com 193 participantes de comunidades de marca. A abordagem metodológica utilizada foi quantitativa com a utilização do SmartPLS para análise dos dados. Os resultados obtidos mostram que as relações intergrupais, no que tange às atitudes, desejos e emoções positivas, são sentimentos compartilhados e que ampliam o desejo em participar das atividades dessa comunidade de marca, o que culmina com a expansão do self do participante da comunidade Harley-Davidson, pelo comportamento de grupo (pertencimento), pela interação social (envolvimento), identidade social e comportamento com a marca. 

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Biografia do Autor

Sérgio Silva Braga Junior, FCE/UNESP

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Professor da Universidade Estadual Paulista - UNESP

Carlos Alberto Xavier do Nascimento, UFG

Doutorando em Administração – UNINOVE –, Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do SUL – UFMS, Professor na Universidade Federal de Goiás – UFG 

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Publicado

31.03.2017

Como Citar

Santos, E. de S. M., Silva, D. da, Braga Junior, S. S., & do Nascimento, C. A. X. (2017). Comportamento do consumidor da Comunidade de Marca Harley-Davidson e a influência do self-expandido. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 98–114. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3358

Edição

Seção

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