A Coprodução de Serviços Intensivos em Conhecimento e Criação de Valor: Uma Análise em Relações entre Empresas

Autores

  • Joselia Oliveira Rabelo FGV-SP e CEFET-RJ
  • Eliane Pereira Zamith Brito FGV-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3516

Palavras-chave:

Coprodução, Criação de valor, Expertise.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e descrever como as expertises técnica e de negócio do cliente e fornecedor influenciam na coprodução e, seus resultados na criação de valor econômico e relacional em serviços intensivos em conhecimento. Para entender melhor o relacionamento dessas variáveis, adotou-se pesquisa qualitativa, devido sua natureza exploratória e também por analisar o fenômeno por diferentes perspectivas - clientes, fornecedores e interação entre eles. Foram conduzidas entrevistas com gestores de diferentes tipos de serviços intensivos em conhecimento. As entrevistas basearam-se na teoria de coprodução, seus antecedentes e impacto na criação de valor. Nove entrevistas foram realizadas com gestores de diferentes tipos de serviços intensivos em conhecimento - Consultoria de RH, Software e Arquitetura e Engenharia.  ­­­Os entrevistados foram estimulados a trazerem explicações e exemplos sobre os temas para aprofundar o entendimento dos construtos pesquisados. Os resultados revelam que complexidade, customização e relevância estratégica da solução motivam o cliente a participar da coprodução. Os resultados da coprodução são otimizados quando clientes e fornecedores interagem e compartilham expertise nas fases de diagnóstico e execução da solução, o que influencia positivamente a percepção de valor do cliente. A interação e troca de expertise técnica e de negócios entre fornecedor e cliente favorece a coprodução. A participação do cliente na coprodução e a troca de expertise com o fornecedor têm impacto positivo tanto para o valor econômico como de relacionamento. Por fim, observou-se que clientes percebem a solução amplamente, considerando tanto os benefícios funcionais quanto o relacionamento com seus fornecedores.

Biografia do Autor

Joselia Oliveira Rabelo, FGV-SP e CEFET-RJ

Joselia RabeloAluna de Doutorado em Administração(linha de Pesquisa: Estratégia de Marketing) e professora efetiva do CEFET-RJ

Eliane Pereira Zamith Brito, FGV-SP

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da FGV-SP. Coordenadora da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes 

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Publicado

30.06.2017

Como Citar

Rabelo, J. O., & Brito, E. P. Z. (2017). A Coprodução de Serviços Intensivos em Conhecimento e Criação de Valor: Uma Análise em Relações entre Empresas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(2), 252–267. https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3516

Edição

Seção

Artigos