Neurociência do Consumidor e Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência

Autores

  • Helena Belintani Shigaki Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Pantuza Vilar dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3427

Palavras-chave:

Neurociência do Consumidor, Neuromarketing, Métodos e Técnicas.

Resumo

O presente ensaio teórico tem por objetivos apresentar uma discussão sobre os conceitos, opiniões de vários autores sobre os temas Neurociência do Consumidor e Neuromarketing, métodos e técnicas adotados frente aos estímulos produzidos pela oferta de produtos e serviços. As aplicações dos métodos e a adoção de sistemas de medição não invasivos com precisão científica atraem a atenção para explorar esse potencial na análise do comportamento do consumidor, oferecendo novos achados neste campo do conhecimento. Os avanços desses estudos devido aos novos equipamentos, software, desenho de experimentos, teorias já apresentadas e as contribuições interdisciplinares no campo requerem a atenção especial dos pesquisadores. Assim, o trabalho apresenta teorias sobre Neurociência do Consumidor e Neuromarketig, bem como uma análise de métodos adotados, suas possíveis aplicações e contribuições para o campo do Marketing. Ainda, apresenta argumentos favoráveis (apoio a tomada de decisão do consumidor; custo versus benefícios referente aos métodos de respostas fisiológicas; possibilidade de novas descobertas de pesquisa e; interdisciplinaridade) e desfavoráveis (visão minimalista das pesquisas de comportamento do consumidor a estímulos e resposta; ética; custo elevado dos equipamentos de mensuração de respostas fisiológicas; falta de habilidade dos pesquisadores em relação aos equipamentos e; imprecisão dos equipamentos) à nova metodologia de pesquisa.

Biografia do Autor

Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração (UFMG - CEPEAD/FACE), Mestre em Administração (PUC Minas - 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas/ IEC - 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações da UFMG e, do Projeto Gestão Contemporânea de Marketing da Fundação Dom Cabral (FDC). Tem experiência em lecionar disciplinas de Marketing, Estratégia e Pesquisa de Mercado, tais como: Comportamento do Consumidor, Planejamento e Elaboração de Projetos e, Gestão Estratégica de Marketing dos cursos de Graduação em Administração e Graduação Tecnológica em Marketing (Centro Universitário UNA), Análise e Estratégia de Mercado e, Gestão da Informação (PUC-Minas), Branding e Comunicação (Pós-graduação UNIBH) e Pesquisa Qualitativa (Pós-graduação Unileste). Foi orientadora de Projetos Aplicados Interdisciplinares (Centro Universitário UNA); de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (UFMG) e Pós-graduação (UNIBH).

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Alberto Gonçalves concluiu o doutorado em Administração pela USP; Mestre em Ciências em Informática pela PUC/RJ. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG e da Universidade FUMEC.

Carolina Pantuza Vilar dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Administração na FACE-UFMG. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor - NECC e do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Marketing e Estratégia de Operações - NUME. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), pós-graduação de Especialização em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC - MG e Formação no Programa de Trainee de Gerência Lojas Renner-2012. 

Downloads

Publicado

13.09.2017

Como Citar

Shigaki, H. B., Gonçalves, C. A., & Santos, C. P. V. dos. (2017). Neurociência do Consumidor e Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(4), 439–453. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3427