Capturo Pokémons, “Logo Existo” - Realidade Aumentada e Consumo à Luz das Experiências dos Usuários do Pokémon Go

Autores

  • Breno de Paula Andrade Cruz Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Gabriel Velloso Pinto UFRRJ
  • Verônica Alves de Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3480

Palavras-chave:

Pokémon GO, Realidade Aumentada, Marketing Experencial.

Resumo

Este estudo exploratório analisa o comportamento dos usuários brasileiros do aplicativo Pokémon GO no Twitter ao tornarem públicas suas experiências relativas ao jogo, bem como suas experiências de consumo ao capturarem Pokémons. A coleta de dados ocorreu em duas fases. Na primeira fase usou-se a ferramenta online Netlytic para monitorar o hashtag #PokemonGo no Twitter, tendo mais de 262 mil posts no mundo - o que evidenciou a necessidade de um recorte para o contexto brasileiro através de hashtags relacionados ao Brasil (532 posts). Na segunda fase trabalhou-se com a Netnografia em uma comunidade de fãs do jogo (Pokémon GO RJ). Os resultados destacam que: (i) foram identificadas sete categorias relacionadas à experiência do usuário a partir dos dados do Twitter; (ii) paras os fãs do jogo, a captura de Pokémons muitas vezes está associada ao consumo de alimentos e bebidas - o que demonstra que a experiência é mais ampla do que apenas usar o aplicativo; (iii) jogadores(as) formam grupos para capturarem personagens e consomem juntos; (iv) os fãs do jogo entendem que empresas (principalmente de alimentos e bebidas) usam a Poke Shop como estratégia para atrair clientes; e (v) parece haver um dinamização do comércio (formal e informal) nas regiões onde existem Pokémons. A apresentação da ferramenta Netlytic neste estudo apresenta implicações gerenciais, bem como possível impacto nos estudos em Marketing relacionados ao monitoramento de redes sociais virtuais, justificando assim a relevância deste estudo.

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Biografia do Autor

Breno de Paula Andrade Cruz, Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ)

Prof. Breno de Paula Andrade Cruz is associate profesor at Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ). He has bachelor degree in Management from the Federal University of Lavras, Master degree in Public Policies from Brazilian School of Public and Business Administration (EBAPE/FGV) and PhD degree in Business from São Paulo School of Business Administration (EAESP/ FGV). He is general coordinator of Rondon Project at UFRRJ - a volunteer program whom works in poor areas in Brazil. 

Gabriel Velloso Pinto, UFRRJ

Mestrando em Administração (UFRRJ). Pós-graduado em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial (UVA). Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual (Unesa).

Verônica Alves de Oliveira, UFRRJ

Mestranda em Administração (UFRRJ) e Administradora pela UFRRJ.

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Publicado

13.09.2017

Como Citar

Cruz, B. de P. A., Pinto, G. V., & Oliveira, V. A. de. (2017). Capturo Pokémons, “Logo Existo” - Realidade Aumentada e Consumo à Luz das Experiências dos Usuários do Pokémon Go. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(4), 487–501. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3480