A Influência da Inovatividade no Processo de Estratégia de Marketing e o Impacto sobre o Desempenho Organizacional: Evidências do Setor TIC

Autores

  • Lucas Lira Finoti Universidade Federal do Paraná
  • Simone Regina Didonet Universidade Federal do Paraná
  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Conceição Noschang da Costa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3521

Palavras-chave:

Processo de Estratégia de Marketing, Inovatividade, Desempenho Organizacional, Desempenho de Inovação, Setor TIC.

Resumo

 

Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as relações entre a inovatividade, o processo de estratégia de marketing e o desempenho organizacional de pequenas e médias empresas.

Método: A pesquisa foi desenvolvida com 105 PMEs do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as hipóteses foram testadas por meio de modelagem de equações estruturais com o uso do software SMART PLS 2.0

Resultados: Os resultados demonstram que a inovatividade exerce influência direta e positiva sobre os sete componentes do processo de estratégia de marketing investigados. No entanto, descobriu-se que somente a ênfase em capacidades de marketing impacta de forma direta e positiva o desempenho organizacional.

Contribuições teóricas: Esse estudo contribui para o entendimento teórico das relações entre inovação e marketing em PMEs. Demostrou-se a importância da inovatividade para o processo de estratégia de marketing em empresas que enfrentam ambiente dinâmico e concorrência especializada. Evidenciou-se, também, que a natureza tácita e idiossincrática das capacidades de marketing contribui para o processo estratégico, pois torna a imitação do mesmo pelos concorrentes mais difícil, levando à vantagem competitiva e, consequentemente, ao desempenho superior.

Originalidade/relevância: Os resultados do presente estudo comprovam que no contexto de PMEs ideias inovadoras não são suficientes para garantir o desempenho organizacional. Ou seja, para atingir o sucesso das inovações em produto/serviço a empresa precisa desenvolver capacidades de marketing como, por exemplo, atendimento aos clientes, esforços de comunicação e imagem de marca.

 

Biografia do Autor

Lucas Lira Finoti, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração de Empresas (UFPR). Linha de pesquisa: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Simone Regina Didonet, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração. Professora do PPGADM UFPR. Linha de pesquisa: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração. Professora do PPGADM UFPR. Linha de pesquisa: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

Juliana Conceição Noschang da Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração de Empresas (UFPR). Linha de pesquisa: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor

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Publicado

22.03.2018

Como Citar

Finoti, L. L., Didonet, S. R., Toaldo, A. M. M., & da Costa, J. C. N. (2018). A Influência da Inovatividade no Processo de Estratégia de Marketing e o Impacto sobre o Desempenho Organizacional: Evidências do Setor TIC. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(2), 166–186. https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3521

Edição

Seção

Artigos