Café e Valores de Consumo dos Brasileiros

Autores

  • Caeverton de Oliveira Camelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karim Marini Thomé Universidade de Brasília
  • Ana Maria Resende Junqueira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3592

Palavras-chave:

Valor Percebido do Consumidor, Consumo de Café, Análise Fatorial Exploratória.

Resumo

Objetivo: Analisar o valor percebido do consumidor brasileiro de café.

Método: Por meio de uma coleta de dados com as respostas de 417 consumidores brasileiros de café, em um primeiro momento levantou-se o perfil da amostra, para depois realizar-se uma Análise Fatorial Exploratória.

Originalidade/Relevância: No cenário competitivo contemporâneo, o consumidor surge como um elo primordial para o desenvolvimento do agronegócio, logo, durante os últimos anos, o comportamento do consumidor vem sendo cada vez mais investigado. O valor percebido pelo consumidor tem um papel essencial no comportamento dos indivíduos em relação às suas decisões de compras.

Resultados: Os resultados evidenciaram que quatro dimensões de valores podem exercer influência sobre o consumo de café dos brasileiros: o valor funcional qualidade, o valor funcional preço, o valor social e o valor emocional.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os valores de consumo podem desempenhar determinada influência na tomada de decisão do consumidor em relação ao consumo de café.


Biografia do Autor

Caeverton de Oliveira Camelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan/UFRGS)

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga/UnB)

Ana Maria Resende Junqueira, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga/UnB)

Downloads

Publicado

22.03.2018

Como Citar

Camelo, C. de O., Thomé, K. M., & Junqueira, A. M. R. (2018). Café e Valores de Consumo dos Brasileiros. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(2), 220–236. https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3592

Edição

Seção

Artigos