Café e Valores de Consumo dos Brasileiros

Autores/as

  • Caeverton de Oliveira Camelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karim Marini Thomé Universidade de Brasília
  • Ana Maria Resende Junqueira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3592

Palabras clave:

Valor Percebido do Consumidor, Consumo de Café, Análise Fatorial Exploratória.

Resumen

Objetivo: Analisar o valor percebido do consumidor brasileiro de café.

Método: Por meio de uma coleta de dados com as respostas de 417 consumidores brasileiros de café, em um primeiro momento levantou-se o perfil da amostra, para depois realizar-se uma Análise Fatorial Exploratória.

Originalidade/Relevância: No cenário competitivo contemporâneo, o consumidor surge como um elo primordial para o desenvolvimento do agronegócio, logo, durante os últimos anos, o comportamento do consumidor vem sendo cada vez mais investigado. O valor percebido pelo consumidor tem um papel essencial no comportamento dos indivíduos em relação às suas decisões de compras.

Resultados: Os resultados evidenciaram que quatro dimensões de valores podem exercer influência sobre o consumo de café dos brasileiros: o valor funcional qualidade, o valor funcional preço, o valor social e o valor emocional.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os valores de consumo podem desempenhar determinada influência na tomada de decisão do consumidor em relação ao consumo de café.


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Biografía del autor/a

Caeverton de Oliveira Camelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan/UFRGS)

Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga/UnB)

Ana Maria Resende Junqueira, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga/UnB)

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Camelo, C. de O., Thomé, K. M., & Junqueira, A. M. R. (2018). Café e Valores de Consumo dos Brasileiros. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(2), 220–236. https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3592
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