O Efeito País de Origem na Avaliação de Cervejas Especiais e na Intenção de Compra dos Consumidores: Um Estudo Experimental
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3727Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Efeito País de Origem, Qualidade Percebida, Disposição de Preço a Pagar, Intenção de Compra.Resumo
Objetivos: analisar o efeito país de origem sobre a qualidade percebida do produto, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra do consumidor.
Método: experimental (experimento), com um design fatorial 4 (País de Origem: Alemanha, China, Brasil e grupo de controle, sem identificação) x 1 (Produto: cerveja especial Pilsen). Para a análise dos dados, foi realizada uma análise multivariada de variância (MANOVA), aplicando-se testes post-hoc. A amostra foi composta por 159 respondentes, distribuídos em quatro grupos experimentais.
Originalidade/Relevância: o estudo abordou o efeito do país de origem na percepção do consumidor e sua relação com a qualidade percebida, sua disposição de preço a pagar e sua intenção de compra de cervejas especiais.
Resultados: os resultados comprovam que o efeito país de origem, como um atributo extrínseco, age de forma significante sobre a qualidade percebida, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra dos consumidores.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: o desenvolvimento da pesquisa permitiu analisar, na avaliação de um produto, neste caso, cerveja especial (do tipo Pilsen), a força de um fator extrínseco, ou seja, o efeito país de origem, e a sua influência sobre a qualidade percebida, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra do consumidor.