O Efeito País de Origem na Avaliação de Cervejas Especiais e na Intenção de Compra dos Consumidores: Um Estudo Experimental

Autores

  • Michel Gehlen Bassani UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Lazzari UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3727

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Efeito País de Origem, Qualidade Percebida, Disposição de Preço a Pagar, Intenção de Compra.

Resumo

Objetivos: analisar o efeito país de origem sobre a qualidade percebida do produto, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra do consumidor.

Método: experimental (experimento), com um design fatorial 4 (País de Origem: Alemanha, China, Brasil e grupo de controle, sem identificação) x 1 (Produto: cerveja especial Pilsen). Para a análise dos dados, foi realizada uma análise multivariada de variância (MANOVA), aplicando-se testes post-hoc. A amostra foi composta por 159 respondentes, distribuídos em quatro grupos experimentais.

Originalidade/Relevância: o estudo abordou o efeito do país de origem na percepção do consumidor e sua relação com a qualidade percebida, sua disposição de preço a pagar e sua intenção de compra de cervejas especiais.

Resultados: os resultados comprovam que o efeito país de origem, como um atributo extrínseco, age de forma significante sobre a qualidade percebida, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra dos consumidores.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: o desenvolvimento da pesquisa permitiu analisar, na avaliação de um produto, neste caso, cerveja especial (do tipo Pilsen), a força de um fator extrínseco, ou seja, o efeito país de origem, e a sua influência sobre a qualidade percebida, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra do consumidor.

Downloads

Biografia do Autor

Michel Gehlen Bassani, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul. Empresário do segmento de cervejas especiais.

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutor em Administração na área de Marketing. Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração na área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Deonir De Toni, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutor em Administração pela USP - Universidade de São Paulo. Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

23-03-2018

Como Citar

Bassani, M. G., Milan, G. S., Lazzari, F., & De Toni, D. (2018). O Efeito País de Origem na Avaliação de Cervejas Especiais e na Intenção de Compra dos Consumidores: Um Estudo Experimental. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(2), 278–295. https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3727

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
3
De Toni D. (2022)
The symbolic value of wine, moderating and mediating factors and their relationship to consumer purchase intention. International Journal of Wine Business Research, 34(2), 190-211.
10.1108/IJWBR-01-2021-0006
Mello J.A.V.B. (2020)
Product requirements for a craft beer project. Innovar, 30(77), 39-52.
10.15446/innovar.v30n77.87428
Alves Ventura P.H. (2019)
Region origin’s role in brand image and its implications on product perceived value and purchase intentions. Journal Globalization, Competitiveness and Governability, 13(2), 72-86.
10.3232/GCG.2019.V13.N2.03
Visualizações
  • Resumo 1170
  • PDF 813