Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG

Autores

  • Ricardo Bastos Rodrigues Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3490

Palavras-chave:

Marketing Esportivo, Comportamento do Consumidor, Consumidor Esportivo.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em avaliar os aspectos emocionais e experienciais que influenciam a ida e a intenção do torcedor de retornar aos estádios de futebol de Belo Horizonte. Foi realizada uma pesquisa, de cunho quantitativo, com 353 torcedores de futebol na cidade. Como principais resultados, constatou-se que as emoções positivas e a socialização do torcedor no estádio impactam positivamente a satisfação do torcedor, que há forte relação entre identificação com o time e lealdade ao time e que a satisfação do torcedor tem uma relação forte e direta com intenção de retornar ao estádio. De outro lado, é possível inferir que as emoções vivenciadas durante o campeonato ou durante os jogos não representam impacto significativo no comparecimento ao estádio.  No mesmo aspecto, lealdade ao time também não apresentou relação significativa com intenção de retornar ao estádio, indicando que o retorno, ou não, ao estádio, independe da lealdade dos torcedores.

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Biografia do Autor

Ricardo Bastos Rodrigues, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Administração. Professora e Pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

01.02.2018

Como Citar

Rodrigues, R. B., Sousa, C. V. e, & Fagundes, A. F. A. (2018). Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 31–48. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3490

Edição

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