A Motivação Hedônica no Consumo de Bens Virtuais Cosméticos em Jogos Online

Autores

  • Ricardo Ribeiro Leitinho Universidade de Brasília
  • Josivania Silva Farias Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3486

Palavras-chave:

Jogos Online, Bens Virtuais, Motivação Hedônica, Comportamento do Consumidor.

Resumo

Esta pesquisa verificou a percepção do comprador de bens virtuais cosméticos em jogos online. Bens virtuais cosméticos são roupas, pets, mobiliário entre outras modificações visuais para o avatar (representação virtual do jogador) ou para o ambiente em que este se encontra. O estudo contou com 96 participantes de todos os continentes do mundo. A coleta foi realizada por meio de fóruns online e dentro do jogo League of Legends, bem como questionários distribuídos em universidades brasileiras. A técnica de análise foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os consumidores destes bens são motivados pelo papel representado e pela gratificação. Mas também emergiu um novo fator que desafia o pesquisador a categorizá-lo de três possíveis formas, seguindo a literatura. Observou-se que existe um mercado de consumo para bens virtuais cosméticos, com consumidores voltados a presentear amigos online e a obter uma sensação de felicidade ao adquirir este tipo de bem. Além disso, há uma parcela que se contenta em investir para apoiar o desenvolvedor do jogo - o que parece ser a emersão da nova categoria citada.

Biografia do Autor

Ricardo Ribeiro Leitinho, Universidade de Brasília

Administrador; Graduado em Administração pela UnB - Universidade de Brasília.

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília

Doutora em Administração pelo PPGA/UnB; Professora Adjunto do Departamento de Administração da UnB; Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB).Áreas de atuação/interesse: Inovação; Marketing; Serviços; Estratégia

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Publicado

01.02.2018

Como Citar

Leitinho, R. R., & Farias, J. S. (2018). A Motivação Hedônica no Consumo de Bens Virtuais Cosméticos em Jogos Online. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 65–79. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3486

Edição

Seção

Artigos