Antecedentes da Intenção de Compra: Cosmopolitanismo, Imagem País e Atitude em Relação aos Países

Autores

  • Alexandre Rabêlo Neto Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • José Milton Sousa-Filho Universidade de Fortaleza-UNIFOR
  • Márcio De Oliveira Mota Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3546

Palavras-chave:

Atitude em Relação aos Países, Cosmopolitanismo, Imagem País, Intenção de Compra.

Resumo

O objetivo da pesquisa é avaliar a influência do cosmopolitanismo, da imagem país e da atitude em relação aos países na intenção de compra do consumidor de produtos culturais. A pesquisa é descritiva, e utilizou-se de uma abordagem quantitativa. Aplicou-se um survey a 478 respondentes, nascidos em diferentes cidades de Portugal. Notou-se que a imagem país influenciam positivamente na atitude em relação aos países e na intenção de compra do consumidor. Por outro lado, o cosmopolitanismo não influenciou na atitude em relação ao Brasil. Notou-se também que a atitude em relação aos países pode ser vista como uma variável mediadora do relacionamento entre imagem país e intenção de compra. Como contribuição da pesquisa, pode-se citar a utilização de um construto ainda pouco estudado, a atitude em relação aos países, como mediador das relações entre o cosmopolitanismo, imagem país e intenção de compra. 

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Biografia do Autor

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Doutorado SWE pela Universidade de Coimbra - UC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CAFS). Docente do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do programa de mestrado profissional em Administração Pública - PROFIAP.

José Milton Sousa-Filho, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) (Brasil, 2010-2013), com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na HEC Montréal (Canadá, 2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Brasil, 2006-2008), e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (Brasil, 2001-2005). 

Márcio De Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Efetivo e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde - MEPGES. Possui doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - Unifor, com Doutorado Sanduíche de 12 meses pela University of Manitoba, Canadá. Possui dois mestrados (profissional e acadêmico) em Administração pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Possui especialização em Marketing (UECE), especialização em Tecnologia em Internet pela Advanced School of Internet Technology (UFRJ) e especialização em Gestão de Planos de Saúde. É graduado em Administração de Empresas (UECE). Professor Visitante da University of Manitoba, Canadá e da Aalto University, Finlândia. É coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública UECE/UAB.

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Publicado

01.02.2018

Como Citar

Neto, A. R., Sousa-Filho, J. M., & Mota, M. D. O. (2018). Antecedentes da Intenção de Compra: Cosmopolitanismo, Imagem País e Atitude em Relação aos Países. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 100–116. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3546

Edição

Seção

Artigos