O Papel Mediador das Emoções na Relação entre Hormônios Femininos e Escolha Indulgente

Autores

  • Juliane Ruffatto Faculdade Meridional - IMED
  • Vanessa Faedo Serafin Faculdade Meridional - IMED
  • Leonardo Decesaro Faculdade Meridional - IMED
  • Kenny Basso Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3334

Palavras-chave:

Hormônios Femininos, Emoções, Indulgência, Tomada de Decisão, Comportamento do Consumidor.

Resumo

É sabido que o comportamento de consumo é influenciado por diversos fatores; dentre eles, fatores fisiológicos pouco explorados em pesquisas como a influência da alteração hormonal no comportamento de consumo feminino. Os diferentes picos de hormônios decorrentes do ciclo menstrual feminino não só provocam mudanças físicas no organismo da mulher, mas como também mudanças no seu modo de agir e no seu comportamento. Desse modo, o objetivo da pesquisa é entender o efeito hormonal feminino nas emoções, e estas nas escolhas por produtos indulgentes. Para tanto, participaram deste estudo 164 mulheres em período reprodutivo com idades entre 18 e 39 anos em diferentes fases do ciclo hormonal. Para estabelecer relação com três variáveis distintas e testar a hipótese, utilizou-se a mediação por meio da regressão para explicar o efeito indireto do período hormonal na escolha pela lista indulgente, mediada pela emoção. Os resultados sugerem que as alterações hormonais, ocasionadas pelo ciclo menstrual feminino, no qual há um aumento na atividade hormonal, possam influenciar negativamente as emoções negativas, ou seja, a maior produção hormonal gerará menos emoções negativas, que por sua vez favorecerá a escolha de produtos menos indulgentes (mais saudáveis). 

Biografia do Autor

Juliane Ruffatto, Faculdade Meridional - IMED

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional IMED. Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2012) e Especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Meridional - IMED (2014). É integrante do grupo de pesquisa: Estudos Organizacionais Contemporâneos (IMED) e atua em pesquisa nos seguintes temas: Carreiras, mercado de trabalho, gestão estratégica de pessoas e formação de mercados.

Vanessa Faedo Serafin, Faculdade Meridional - IMED

Mestranda em Administração pela IMED Business School. MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2013) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UPF (2005). Graduação em Psicologia pela UPF (2002). Formação em Coaching pelo IBC (2012) e Holos (2012) e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2008). Ampla experiência na área de RECURSOS HUMANOS, atuando na Gestão de equipes e em todos subsistemas de RH, inclusive no modelo de Consultoria. Atualmente é Gerente de RH na multinacional Kuhn do Brasil e atua como Consultora de RH independente. Experiência em docência de MBA profissional, Lato Sensu na IMED (Faculdade Meridional), FAE (Faculdade Anglicana de Erechim), FAT (Faculdade Anglicana de Tapejara), SENAC Erechim e Anhanguera.

Leonardo Decesaro, Faculdade Meridional - IMED

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A. - IMED (2015), na linha de Pesquisa Gestão Estratégica e Relações com o Mercado.. Administrador CRA/RS 35.785. Possui graduação em Administração pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE de Marau-RS (2010), Especialização em Gestão e Formação de Pessoas pela FABE de Marau-RS (2014). Professor na área de Administração, Gestão do Agronegócio e Gestão de Recursos Humanos FABE. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Kenny Basso, Faculdade Meridional - IMED

Doutor em Administração, professor e pesquisador de Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED Business School da Faculdade Meridional - IMED. Atua com pesquisas na área de comportamento do consumidor, marketing de serviços e varejo. Especificamente trabalha temas como confiança, violação e recuperação da confiança, influências ambientais do varejo no comportamento de consumo e persuasão. Autor de artigos publicados em periódicos internacionais como Journal of Service Research, Journal of Services Marketing, Journal of Retailing and Consumer Services, International Journal of Bank Marketing e Journal of Product & Brand Management.

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Publicado

01.02.2018

Como Citar

Ruffatto, J., Serafin, V. F., Decesaro, L., & Basso, K. (2018). O Papel Mediador das Emoções na Relação entre Hormônios Femininos e Escolha Indulgente. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 117–127. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3334

Edição

Seção

Artigos