O Uso de Cortisol Salivar como Marcador Biológico para o Stress em Pesquisas de Comportamento do Consumidor
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3700Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor. Stress. Cortisol Salivar.Resumo
Objetivo: Este estudo buscou validar o protocolo de estímulo de stress psicológico em grupos – G-TSST –, a medida de cortisol salivar para estudos de stress em comportamento do consumidor e confrontar a medida biológica com outras subjetivas e de percepção.
Método: Através de design experimental 2x1 com manipulação between subjects, foram avaliadas as respostas fisiológicas e de percepção para stress, em 50 sujeitos divididos entre grupo controle e experimental, submetidos ao G-TSST.
Originalidade/Relevância: A manipulação laboratorial de stress em um estudo de marketing, a utilização da medida salivar de cortisol – hormônio secretado no organismo humano em situações de stress – e seu confronto com medidas clássicas de percepção e auto relato são inéditas no campo.
Resultados: Os resultados indicam que o protocolo foi eficiente em gerar o estado de stress agudo nos participantes, a medida de cortisol salivar é válida e confiável para o proposto e as medidas subjetivas e biológica não são correlacionadas e medem objetos distintos, sendo, portanto, não substituíveis.
Contribuições teóricas/metodológicas: A importância da investigação sobre os impactos do stress no comportamento do consumidor é ressaltada neste estudo com a validação de um protocolo de estímulo e da inclusão de medidas fisiológicas, em especial salivares, como opção viável aos pesquisadores de marketing. Além disso é discutida a discrepância entre os resultados encontrados na medida fisiológica de stress e naquelas de percepção/auto relato.