Revisitando o Marketing Social

Autores

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI
  • José Afonso Mazzon Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3537

Palavras-chave:

Marketing Social. Mudança de Comportamento. Orientação ao Marketing.

Resumo

 

Objetivo: este ensaio teórico se propõe a: (i) conhecer as teorias de Marketing para arena social, compreender o Marketing Social enquanto uma estratégia para potencializar a mudança social e abordar as críticas endereçadas ao Marketing Social.

Abordagem teórica: o Marketing Social propõe reduzir e eliminar problemas sociais em prol do bem-estar e da qualidade de vida da sociedade em geral. O Marketing Social opera na mudança social dos indivíduos por meio de ideias e benefícios que se sobreponham aos custos da adesão. Originalidade e relevância: o estudo se propõe a revisitar os princípios do Marketing Social a fim de compreender as deturpações e críticas acerca das práticas de modo e apresentar o que o Marketing Social vem se propondo no que se refere à governança, ética profissional, livre-arbítrio e inserção de organizações privadas.

Contribuições teóricas: busca abordar as diferenças entre Marketing Social e outras práticas de Marketing na esfera social, como Marketing Relacionado às Causas (MRC), Marketing Societal, Marketing Verde, Marketing Social Corporativo (MSC), Propaganda Institucional e Responsabilidade Social Corporativa.

Contribuições sociais: o Marketing Social foca na mudança voluntária de comportamento do indivíduo a partir da Orientação ao Marketing.

 

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI

Pós-Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP;Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

José Afonso Mazzon, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutor em Marketing pela Conservatoire National des Arts et Metier, França.Doutor em Administração pela USP.Professor da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP. 

Downloads

Publicado

20.09.2018

Como Citar

da Silva, E. C., & Mazzon, J. A. (2018). Revisitando o Marketing Social. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 806–820. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3537