Revisitando o Marketing Social
DOI:
https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3537Palavras-chave:
Marketing Social. Mudança de Comportamento. Orientação ao Marketing.Resumo
Objetivo: este ensaio teórico se propõe a: (i) conhecer as teorias de Marketing para arena social, compreender o Marketing Social enquanto uma estratégia para potencializar a mudança social e abordar as críticas endereçadas ao Marketing Social.
Abordagem teórica: o Marketing Social propõe reduzir e eliminar problemas sociais em prol do bem-estar e da qualidade de vida da sociedade em geral. O Marketing Social opera na mudança social dos indivíduos por meio de ideias e benefícios que se sobreponham aos custos da adesão. Originalidade e relevância: o estudo se propõe a revisitar os princípios do Marketing Social a fim de compreender as deturpações e críticas acerca das práticas de modo e apresentar o que o Marketing Social vem se propondo no que se refere à governança, ética profissional, livre-arbítrio e inserção de organizações privadas.
Contribuições teóricas: busca abordar as diferenças entre Marketing Social e outras práticas de Marketing na esfera social, como Marketing Relacionado às Causas (MRC), Marketing Societal, Marketing Verde, Marketing Social Corporativo (MSC), Propaganda Institucional e Responsabilidade Social Corporativa.
Contribuições sociais: o Marketing Social foca na mudança voluntária de comportamento do indivíduo a partir da Orientação ao Marketing.