O Uso da Foto-Elicitação nas Pesquisas em Marketing
DOI:
https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3748Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa. Pesquisas em Marketing. Foto-elicitação.Resumo
Objetivo do estudo: Apresentar um panorama sobre a utilização da foto-elicitação nos estudos em marketing e orientar futuros pesquisadores sobre o emprego dos métodos audiovisuais.
Metodologia/abordagem: Este trabalho possui caráter exploratório e, para dar mais robustez à revisão teórica, foi realizada uma pesquisa bibliométrica.
Principais resultados: Os resultados indicam que a foto-elicitação é aplicada em conjunto a outras técnicas de pesquisa, com maior utilização no formato auto-aplicado associado a entrevistas em profundidade. É crescente o emprego das técnicas visuais, e também a utilizam de softwares para a melhor análise de dados e apresentação dos resultados, o que favorece aplicação nas futuras pesquisas em marketing.
Contribuições teóricas/metodológicas: Visto que as pesquisas que utilizam foto-elicitação em marketing são diversas e multifacetadas, este estudo pretende contribuir ao organizá-las e classificá-las de forma criteriosa. Tal organização poderá auxiliar outros pesquisadores que pretendem utilizar a foto-elicitação como técnica de coleta de dados em seus estudos.
Relevância/originalidade: Apesar da riqueza de informações que os recursos audiovisuais podem proporcionar, constata-se que ainda são poucos os autores na área de marketing que se dedicam a tal utilização. Este trabalho colabora com as discussões sobre técnicas de coleta de dados em marketing na literatura de metodologia de pesquisa.