O Uso da Foto-Elicitação nas Pesquisas em Marketing

Autores

  • Katherine Braun Galvão Bueno Sresnewsky Universidade de São Paulo
  • Andres Rodriguez Veloso Universidade de São Paulo
  • Ana Akemi Ikeda Universidade de São Paulo
  • Rodolfo Rodrigues Rocha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3748

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa. Pesquisas em Marketing. Foto-elicitação.

Resumo

Objetivo do estudo: Apresentar um panorama sobre a utilização da foto-elicitação nos estudos em marketing e orientar futuros pesquisadores sobre o emprego dos métodos audiovisuais.

Metodologia/abordagem: Este trabalho possui caráter exploratório e, para dar mais robustez à revisão teórica, foi realizada uma pesquisa bibliométrica.

Principais resultados: Os resultados indicam que a foto-elicitação é aplicada em conjunto a outras técnicas de pesquisa, com maior utilização no formato auto-aplicado associado a entrevistas em profundidade. É crescente o emprego das técnicas visuais, e também a utilizam de softwares para a melhor análise de dados e apresentação dos resultados, o que favorece aplicação nas futuras pesquisas em marketing.

Contribuições teóricas/metodológicas: Visto que as pesquisas que utilizam foto-elicitação em marketing são diversas e multifacetadas, este estudo pretende contribuir ao organizá-las e classificá-las de forma criteriosa. Tal organização poderá auxiliar outros pesquisadores que pretendem utilizar a foto-elicitação como técnica de coleta de dados em seus estudos.

 

Relevância/originalidade: Apesar da riqueza de informações que os recursos audiovisuais podem proporcionar, constata-se que ainda são poucos os autores na área de marketing que se dedicam a tal utilização. Este trabalho colabora com as discussões sobre técnicas de coleta de dados em marketing na literatura de metodologia de pesquisa.

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Biografia do Autor

Katherine Braun Galvão Bueno Sresnewsky, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Administração pela FEA-USP e Graduação em Administração pela ESPM-SP. Como docente e pesquisadora os estudos são relacionados aos conteúdos de Gestão de Marketing, Marketing de Serviços, Varejo, Comportamento do Consumidor e Comunicação. 

Andres Rodriguez Veloso, Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo (2014) com a tese de livre docência: Análise de Conteúdo das Propagandas de Brinquedos no Brasil. Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2008) com a tese: Estratégias de Segmentação e Posicionamento Direcionadas para o Mercado Infantil. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001). Atua como Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, com ênfase no Mercado Infantil.

Ana Akemi Ikeda, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Universidade de São Paulo desde outubro de 2012. Livre-docente em 2000. Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Líder da Área de Marketing da FEA/USP (2015-2016). Vice-coordenadora do MBA Marketing da Fundação Instituto de Administração. É associada ao Business Association of Latin American Studies - BALAS e Academy of Marketing Science. Estudou na Loyola University - New Orleans/LA; ESSEC - França; Thunderbird, AZ e; Harvard, MA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, planejamento de marketing e comportamento do consumidor.Bolsista Produtividade CNPQ1D.

Rodolfo Rodrigues Rocha, Universidade de São Paulo

Mestrando em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo Programa de Pós-Graduação da FEA/USP. Possui graduação em Administração com Linha de Formação Específica em Marketing pelo Centro Universitário FECAP (junho/2015). Na graduação, apresentou excelente desempenho acadêmico, foi monitor da disciplina de Teorias de Administração e obteve nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso. Atua como Consultor de Marketing especializado no mercado musical, prestando serviços para empresas do setor. É monitor do MBA em Marketing da FIA.

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Publicado

20.09.2018

Como Citar

Sresnewsky, K. B. G. B., Veloso, A. R., Ikeda, A. A., & Rocha, R. R. (2018). O Uso da Foto-Elicitação nas Pesquisas em Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 839–848. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3748