Links Patrocinados como Ferramenta para Captação de Clientes na Hotelaria

Autores

  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Daniel Augustin Pereira Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2185

Palavras-chave:

Comunicação de Marketing, Links Patrocinados, Hotelaria, Santa Catarina.

Resumo

Os links patrocinados desempenham a função de aumentar a velocidade e a qualidade das respostas de buscas realizadas em sites de pesquisa na internet. Nesse contexto, os meios de hospedagem, se enquadram como integrantes do processo, já que muitas das buscas de informações sobre destinos e empreendimentos turísticos são feitas por meio da internet. Assim, o objetivo central desse artigo é identificar a ocorrência de links patrocinados de meios de hospedagem de Santa Catarina nos buscadores Google, Terra e Uol. Esta pesquisa caracteriza-se por ser exploratória,descritiva, de caráter quantitativo e do tipo documental. A amostra foi composta por 2713 links patrocinados, provenientes de buscas realizadas com os termos “hotéis” e “pousadas” e ainda os termos geográficos “Florianópolis”, “Joinville”, “Blumenau”, “Bombinhas” e “ Balneário Camboriú”. As buscas foram realizadas do dia 10 ao dia 15 de Março de 2010, resultando em 450 buscas. Os principais resultados demonstram que os meios de hospedagem poderiam utilizar melhor a ferramenta e que boa parte da sua utilização de links patrocinados é feita por classificados, conglomerados de sites hoteleiros e agências de viagem online. Além disso, levantou-se que a ferramenta é mais utilizada nos fins de semana e durante os períodos vespertino e noturno. Conclui-se que a ferramenta é indispensável atualmente para o segmento turístico, servindo como auxilio à distribuição dos serviços do hotel e, consequentemente, ao aumento da ocupação hoteleira. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2185

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Savi Mondo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2007) e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC(2009). Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência em projetos e organização de eventos esportivos. Áreas de pesquisa:Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços, Gestão da Hospitalidade.

Daniel Augustin Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Atualmente é jornalista concursado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) e professor, também pelo IF-SC, do curso técnico em Administração para Internet. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), pesquisando sobre o uso de mídias socias em organizações. Tem experiência nas áreas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, Jornalismo, Marketing, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas.

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing,marketing de serviços, atendimento e vendas.

Downloads

Publicado

05.09.2011

Como Citar

Mondo, T. S., Pereira, D. A., & Costa, J. I. P. da. (2011). Links Patrocinados como Ferramenta para Captação de Clientes na Hotelaria. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 26–45. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2185

Edição

Seção

Artigos