Fatores de influência no Consumo “Verde”: um estudo sobre o comportamento de compra no setor supermercadista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2213

Palavras-chave:

Produtos verdes, Varejo supermercadista, Gestão socioambiental.

Resumo

Nos últimos anos, as empresas têm incorporado ao seu cotidiano e planejamento estratégico, elementos de gestão social e ambiental visando se adequar às novas tendências dos consumidores que passaram a valorizar tais iniciativas na sua avaliação de produtos e, para se alinhar às novas obrigações legais ligadas às questões ambientais. Com base no contexto apresentado justifica-se, tanto para os estudos do setor varejista supermercadista quanto da sustentabilidade, verificar os principais fatores que influenciam os consumidores a comprar no varejo supermercadista produtos de consumo considerados “verdes”. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um survey junto a uma amostra de 174 alunos de cursos de pós-graduação. As retas de regressão de cada fator foram avaliadas segundo as variáveis categóricas: sexo, renda familiar, faixa de idade e estado civil. Os resultados mostraram diferenças quanto ao sexo e estado civil. Quanto às variáveis, renda familiar e faixa etária há diferenças no terceiro fator (diminuição dos impactos ambientais). Tal análise indica que as opiniões dos sujeitos da amostra são muito homogêneas e que há uma aparente boa preocupação com os produtos verdes.

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Biografia do Autor

Sérgio Silva Braga Júnior, Universidade Nove de Julho

Doutorando do PMDA/Uninove

Dirceu Silva, Universidade Nove de Julho

Professor do PMDA - Uninove

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, UNINOVE, São Paulo

Professor do PMDA - Uninove

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Publicado

05.09.2011

Como Citar

Braga Júnior, S. S., Silva, D., & Moretti, S. L. do A. (2011). Fatores de influência no Consumo “Verde”: um estudo sobre o comportamento de compra no setor supermercadista. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 151–176. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2213

Edição

Seção

Artigos