Fatores de influência no Consumo “Verde”: um estudo sobre o comportamento de compra no setor supermercadista
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2213Palavras-chave:
Produtos verdes, Varejo supermercadista, Gestão socioambiental.Resumo
Nos últimos anos, as empresas têm incorporado ao seu cotidiano e planejamento estratégico, elementos de gestão social e ambiental visando se adequar às novas tendências dos consumidores que passaram a valorizar tais iniciativas na sua avaliação de produtos e, para se alinhar às novas obrigações legais ligadas às questões ambientais. Com base no contexto apresentado justifica-se, tanto para os estudos do setor varejista supermercadista quanto da sustentabilidade, verificar os principais fatores que influenciam os consumidores a comprar no varejo supermercadista produtos de consumo considerados “verdes”. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado um survey junto a uma amostra de 174 alunos de cursos de pós-graduação. As retas de regressão de cada fator foram avaliadas segundo as variáveis categóricas: sexo, renda familiar, faixa de idade e estado civil. Os resultados mostraram diferenças quanto ao sexo e estado civil. Quanto às variáveis, renda familiar e faixa etária há diferenças no terceiro fator (diminuição dos impactos ambientais). Tal análise indica que as opiniões dos sujeitos da amostra são muito homogêneas e que há uma aparente boa preocupação com os produtos verdes.
Downloads
Referências
Alturas, B. A. B. (2003, dezembro). Venda directa: determinantes da aceitação do consumidor. Tese de doutorado, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Organização e Gestão de Empresas, Lisboa, Portugal. Recuperado em 5 maio, 2010, de www.iscte.pt/~baa/Tese.pdf.
Ashley, P. A. (2002). Ética e responsabilidade social nos negócios.Saraiva: São Paulo.Bedante, G. N., & Slongo, L. A. (2004, novembro).
O comportamento de consumo sustentável e suas relações com a consciência ambiental e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados (p. 1-16).
Anais do I EMA -Encontro de Marketing da Anpad, Porto Alegre, RS, Brasil, 5-7.
Blackwell, R. D., Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2005).
Comportamento do consumidor(9a ed.). São Paulo: Pioneira Thomson.Braga, S. S., Jr. (2007).
Gestão ambiental no varejo: um estudo das práticas de logística reversa em supermercados de médio porte. Dissertação de mestrado, Administração de Organizações,
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São
Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Brown, T. A. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford
Press.Ceschim, G., & Marchetti, R. Z. (2009, setembro).
O Comportamento inovador entre consumidores de produtos orgânicos:uma abordagem qualitativa
(pp. 19-23).
Anais do XXXIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração -EnAnpad,São Paulo, SP, Brasil, 19-23.
Coral, E.(2002). Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial.
Tese de doutorado, Engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Coronado, O. (2001). Controladoria no atacado e varejo: logística integrada e modelo de gestão,
sob a ótica da gestão econômica -logisticon(1a ed.). São Paulo: Atlas.
Coughlan, A. T., Anderson, E., Stern, L. W., & El-Ansary, A. I. (2002). Canais de marketing e distribuição.Porto Alegre: Bookman.
Cronbach, L. J. (1996). Fundamentos da testagem psicológica(5a ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.
Czinkota, M. R. (2001). Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman.
Dashefsky, S. (1997). Dicionário de ciência ambiental: guia de A a Z. São Paulo: Gaia.
Dias, S. R. (2003). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva.
Dillon, W. R., & Goldstein, M. (1984). Multivariate analysis: methods and applications
. New York: John Wiley & Sons.
Donha, M. S. (2002). Conhecimento e participação da comunidade no sistema de gerenciamento de
resíduos sólidos urbanos: o caso de Marechal Cândido Rondon -PR.]Dissertação de mestrado,
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Elkington, J., Hailes, J., & Makower, J. (1990). The green consumer. New York: Penguin.
Garcia, M. N., Silva, D., Pereira, R. S., Rossi, G. B., & Minciotti, S. A. (2008). I
novação no comportamento do consumidor recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. RAI -Revista de Administração e Inovação, 5(2), 72-91.
Gomes, A., & Moretti, S. L. A. (2007). A responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel
das empresas. São Paulo: Saraiva.
Fatores de Influência no Consumo “Verde”: Um Estudo sobre o Comportamento d
e Compra no Setor Supermercadista
Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2009). Análise multivariada de dados
(6a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Hair, J. F., Babin, B., Money, A. H., & Samoel, P. (2005).Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.
Harrington, H. J., & Knight, A. (2001). A implementação da ISO 14000: como atualizar o sistema
de gestão ambiental com eficácia. São Paulo: Atlas.
Jacobi, P. (2006, janeiro/junho). Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania.Ambiente &
Sociedade [online],9(1), 183-186.
Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall.
Lages, N., & Vargas, A., Neto. (2002, setembro). Mensurando a consciência ecológica do
consumidor: um estudo realizado na cidade de Porto Alegre. Anais do XXVI Encontro Nacional
da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração –EnAnpad. Salvador,
BA, Brasil, 22-25.
Leite, P. R. (2003). Logística reversa: meio ambiente e competitividade(1a ed.). São Paulo:
Prentice Hall.
Levy M., & Weitz, B. A. (2000). Administração de varejo. São Paulo: Atlas.
Malhotra, N. (2006). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada(4a ed.). Porto Alegre:
Bookman.
McGoldrick, P. J. (2002). Retail marketing.London: McGraw
Hill.Merlo, E. M., Mauad, T. M., & Nagano, M. S. (2004, janeiro/favereiro/março). Um modelo simplificado da prática de gerenciamento por categorias no varejo de médio porte.
Revista de Administração da USP, São Paulo, 39(1), 30-41.
Moysés, J. E., Filho, Rodrigues, A. L., & Moretti, S. L. A. (2009, novembro). Gestão social e ambiental em PMEs fornecedoras de grandes empresas: influência e poder sob a perspectiva da
Teoria dos Stakeholders(pp. 1-15).
Anais do XI Encontro Nacional e I Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente
, Fortaleza, CE, Brasil, 3-5.
Oliveira, B., Gouvêa, M., & Guagliardi, J. (2004, setembro). A influência da responsabilidade
social nas decisões de compra de produtos de conveniência. Anais do XXVIII Encontro Nacional
da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração –EnAnpad,Curitiba, PR, Brasil, 25-29.
Ottman, J. A. (1994). Marketing verde. São Paulo: Makron Books.
Parente, J. (2000). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas.
Parente, J., & Gelman, J. J. (Orgs.). (2006). Varejo e responsabilidade social. Porto Alegre:
Bookman.
Pasquali, L. (2003). Psicometria:teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis, RJ:
Vozes.
Portilho, F. (2010). Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania (2a ed.). São Paulo: Cortez.
Puncheva, P. (2008). The role of corporate reputation in the stakeholder decision-making process.
Business & Society, 47(3), 272-290.
Rojo, F. J. (1998). Supermercados no Brasil: qualidade total, marketing de serviços e
comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
Seyfang, G., & Paavola, J. (2008, December). Inequality and sustainable consumption: bridging the
gaps. Local Environment, 13(8), 669-684.
Souza, M. T. S. (2000). Organização sustentável: indicadores setoriais dominantes para avaliação
da sustentabilidade: análise de um segmento do setor de alimentação. Tese de doutorado,
Administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas,
São Paulo, SP, Brasil.
Tat Keh, H., & Park, S. Y. (1997). To market, to market: the changing face of grocery retailing.Long Range Planning, Great Britain, 30(6), 836-846.
Valle, C. E. (2006). Qualidade socioambiental: ISO 14000(4a ed.). São Paulo: SENAC.
Wilder, A. (2003). Mudança no setor supermercadista e a formação de associações de pequenos supermercados. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Agricultura Lu
iz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, Brasil.
Williams, F. (1991). Reasoning with statistics: how to read quantitative research. Orlando, FL, USA: Harcourt Brace J. College Publishers.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Marketing – Remark
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.