Análise do Comportamento de Compra de Três Segmentos de Consumidores nos Supermercados

Sheila Farias Alves Garcia, Sara Gonzalez, Talita Mauad

Resumo


O ambiente atual caracterizado pelas mudanças estruturais do mercado, pela entrada de concorrentes internacionais e pela concentração do setor, aponta o surgimento de um novo modelo de gestão nas organizações varejistas, pautado pela eficiência e foco no consumidor. Os varejistas devem se adequar ao modelo de criação de valor para os clientes, o que implica conhecer profundamente o consumidor, acompanhando as suas necessidades, mudanças e tendências, com o objetivo de se adaptar às novas exigências do mercado. Nesse contexto, este artigo parte da necessidade, cada vez maior, de compreender e considerar o consumidor, apresentando e analisando o comportamento de três segmentos de consumidores (idosos, sozinhos e mulheres chefes de família), que demonstram, segundo dados do IBGE (2005), um aumento significativo na população (61%) nos últimos anos. O objetivo do presente ensaio é investigar o comportamento desses segmentos de consumidores que frequentam supermercados e verificar possíveis estratégias e oportunidades na criação e fortalecimento de um relacionamento de valor com eles, a partir de necessidades distintas. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2150

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; idosos; sozinhos; mulheres chefes de família.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v9i1.2150

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