Heurísticas no Consumo de Serviços de Educação Superior

Mauro Jonathan Mestrinel dos Santos, Eduardo Eugênio Spers, Mateus Canniatti Ponchio, Thelma Valéria Rocha

Resumo


Embora relevante na literatura internacional, a psicologia econômica tem sido pouco explorada no âmbito nacional. O objetivo deste estudo é preencher esta lacuna e apresentar subsídios para o melhor entendimento dos processos decisórios do consumidor, tendo como foco empírico os serviços universitários. A pesquisa de campo é baseada em situações ou cenários construídos hipoteticamente a partir de revisão de literatura sobre heurística. A coleta de dados foi dividida em duas fases e conduzida junto a estudantes universitários e profissionais do segmento educacional. Os resultados apontam indícios da presença das heurísticas nos cenários apresentados. A dificuldade em operacionalizar um método de coleta confiável para um teste conclusivo sobre a presença das heurísticas sugere que mais trabalhos em nível nacional, que explorem atividades econômicas distintas, devam ser realizados. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2143

Palavras-chave


Marketing; Comportamento do Consumidor; Processo de Decisão

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v9i1.2143

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