Atividades Marcárias como Recursos de Elaboração da Face em Comunidades Virtuais de Marca: Análise de uma Comunidade Virtual de Consumidores Da Coca-Cola

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2168

Palavras-chave:

marcas, comunidades virtuais, atividades marcárias, netnografia, face.

Resumo

As relações interpessoais sofreram mudanças expressivas após a inserção da internet na vida social. Deste contexto, podemos destacar as comunidades virtuais e, mais especificamente, comunidades virtuais de marcas. Assumindo que o “eu” seja uma construção social promovida nas interações sociais, este estudo objetiva analisar o comportamento verbal de participantes de comunidades virtuais de marcas em relação a estas como meio de elaboração de suas faces (Goffman, 2006). Neste sentido, assumimos a noção de o que e como dizemos as coisas são comportamentos sociais (Austin, 1990) e utilizamos o conceito de “atividades marcárias”, desenvolvido por Leão e Mello (2009). Para tal, selecionamos uma comunidade de consumidores da Coca-Cola como terreno investigativo, onde realizamos uma “netnografia da comunicação”, suportada por uma análise de discurso funcional. Por fim, aspectos teóricos e práticos são considerados. 

DOI: 10.5585/remark.v9i2.2168

Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC).

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Publicado

06.10.2010

Como Citar

Leão, A. L. M. de S. (2010). Atividades Marcárias como Recursos de Elaboração da Face em Comunidades Virtuais de Marca: Análise de uma Comunidade Virtual de Consumidores Da Coca-Cola. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 85–112. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2168

Edição

Seção

Artigos