A Complexa Relação entre Marketing Social Corporativo e Consumo Consciente

Autores

  • Ane Grasiele Gomes de Freitas Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2179

Palavras-chave:

Marketing Social, Consumo Consciente, Ações Socioambientais, Comunicação

Resumo

O ensaio trata de uma revisão histórico-conceitual para a compreensão da evolução da responsabilidade social e do marketing social corporativo, sob uma perspectiva crítica. Tem-se como objetivo resgatar os termos e identificar as dimensões materialmente condicionantes pelas quais se manifestam, além de relacioná-los com o consumo consciente e seus limitadores. Examinam-se as diferentes visões relativas ao tratamento que se tem dado às iniciativas de marketing no campo social, com atenção às responsabilidades pública, privada e coletiva. Na sequência, são apresentadas as barreiras limitantes do comportamento consciente e o potencial dos consumidores para mobilizar intervenções estatais, cobrar seriedade empresarial, consciência e comprometimento individual. Diante da complexa relação dos temas, uma agenda de pesquisa é proposta para a compreensão conjunta dos fenômenos em termos de gaps de informação entre as instituições e a incerteza associada. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2179

Biografia do Autor

Ane Grasiele Gomes de Freitas, Universidade Federal de Lavras

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - Departamento de Administração e Economia

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia

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Publicado

08.12.2010

Como Citar

Freitas, A. G. G. de, & Rezende, D. C. de. (2010). A Complexa Relação entre Marketing Social Corporativo e Consumo Consciente. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(3), 27–48. https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2179